Vítor - o 'rei' da Libertadores nos anos 90

São Paulo, Cruzeiro e Vasco da Gama: três conquistas de Libertadores de Vítor

A Copa Libertadores é hoje um torneio que todos os clubes brasileiros sonham em conquistar. Porém, esta história era bem diferente até o início dos anos 90, quando os times daqui preferiam disputar os campeonatos estaduais e nacionais, alem de amistosos no exterior. Isto começou a mudar em 1992, quando o São Paulo FC conquistou pela primeira vez a competição e chamou a atenção de todos.

Apesar de não estar inscrito na primeira conquista do Tricolor do Morumbi, apesar de fazer parte do elenco da equipe, um jogador ficou marcado por estar em três das seis conquistas brasileiras na principal competição de clubes da América do Sul na década de 90: Claudemir Vítor, ou simplesmente Vítor, lateral direito nos títulos do São Paulo em 1993, Cruzeiro em 1997 e Vasco da Gama em 1998.

O jogador fazia parte do elenco do São Paulo FC desde o início dos anos 90. Porém, não tinha muito espaço no time Tricolor, já que a posição era dominada pelo jovem Cafu e até por isso não foi inscrito na Copa Libertadores de 1992, a primeira conquistada pelo clube. Porém, Telê Santana viu em Cafu qualidades para jogar no meio de campo e, com isso, Vítor ganhou a posição pela lateral direita no segundo semestre de 1992.

O Tricolor campeão em 1993

Vítor não só foi inscrito para a Copa Libertadores de 1993, como foi titular na maior parte dos jogos da conquista do bicampeonato. Suas atuações o levaram a ser convocado para a Seleção Brasileira e ser contratado pelo Real Madrid, por empréstimo. Após uma passagem apagada pela Espanha, o lateral voltaria para o São Paulo em 1994.

Depois de uma passagem pelo Corinthians em 1995, onde conquistou o Paulista e a Copa do Brasil, Vítor foi para o Cruzeiro no ano seguinte, quando conquistou novamente a competição de mata mata do país e garantiu sua participação na Libertadores de 1997.

Apesar de não ser titular absoluto, sua experiência foi importante para o elenco do time mineiro na competição da Conmebol naquele ano. O Cruzeiro, que também contava com o ex-sãopaulino Palhinha, conquistava a Libertadores pela segunda vez em sua história, o mesmo número de conquistas da competição pelo jogador até então.

O Cruzeiro de 1997

O campeão brasileiro de 1997, o Vasco da Gama, foi atrás de jogadores que conheciam a Libertadores para fortalecer o já talentoso elenco da equipe, que contava com Pedrinho, Felipe, Luisinho, Ramón e Juninho Pernambucano, para 1998. E adivinha quem o Clube da Colina foi atrás? Sim, o lateral direito Vítor.

Naquele elenco, que era muito forte, Vítor não era titular, mas conseguiu passar sua experiência na competição para os mais novos. A receita mais uma vez deu certo: na final, o Vasco bateu o Barcelona de Guayaquil e conquistou a sua primeira Libertadores, a terceira da carreira do lateral direito.

Depois de sair do Vasco, em 1999, Vítor virou um verdadeiro andarilho da bola, passando por Botafogo, Kocaelispor (da Turquia), Inter de Limeira, Osasco, Ceará, Mogi Mirim, Juventus, Inter de Limeira, Primavera e Guaçuano, onde encerrou a carreira em 2009. Até os dias de hoje, o ex-jogador é lembrado pelas conquistas na Copa Libertadores.

O Vasco no jogo contra o Barcelona, em Guaiaquil, em 1998

Uma curiosidade: apesar das três Libertadores, a única conquista da Copa Intercontinental da carreira de Vítor é justamente no ano onde não estava na competição sul-americana. Em 1992, ele foi titular do São Paulo na vitória de 2 a 1 sobre o Barcelona. Porém, em 1993 ele estava no Real Madrid na época do jogo do Japão. Já em 1997 e 1998, seus times na época, Cruzeiro e Vasco, foram derrotados, respectivamente, por Borussia Dortmund e Real Madrid.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Ele sempre esteve no lugar certo e na hora certa. Bom jogador e com muuuita estrela.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações