Meia Renato foi um esteio no bicampeonato paulista pelo Santos FC

Por Lula Terras*
Fotos: Ivan Storti/SFC

Renato vem sendo o maestro do Peixe, jogando com elegância

A conquista do Campeonato Paulista de 2016, pelo Santos FC, expõe uma realidade que, infelizmente ainda existe no futebol, e tem na imprensa especializada, seu mais forte aliado, o endeusamento de atletas que se destacam em uma rodada específica, ou que tem um belo trabalho de mídia. Este quadro acaba contribuindo para cair no esquecimento, o trabalho de outros que, realmente vestem a camisa e se doam completamente, na defesa do seu clube, e com qualidade técnica indiscutível, como é o caso do meia Renato, que completou 37 anos de idade, no domingo dia 15

Sem desmerecer o valor de craques como Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira, que fizeram e muito fazem pelo Santos, vejo na figura do Renato, um raro exemplo positivo de jogador torcedor, e a quem reverencio, como o mais valoroso atleta do atual elenco do Santos, a despeito de ter completado 37 anos de idade.

Segundo dados divulgados pelo site Footstats, Renato vem liderando as estatísticas que o apontam na liderança nas viradas e jogo, ao lado de Lucas Lima, (nove, cada um), e 3º lugar em passes certos (200). Os números mostram que valeu a pena, para o Santos, sua contratação e manutenção no elenco, do qual é titular absoluto.

Renato, com Dorival Junior, Elano e o jornalista Juan Reol

Renato foi revelado pelo Guarani, de Campinas e chegou ao Santos, no ano 2000, sagrando-se campeão brasileiro em 2002 e 2004. No ano seguinte foi negociado com o Sevilla, da Espanha, onde atuou em sete temporadas. Por fim, depois de passagem pelo Botafogo, do Rio de Janeiro, voltou ao Santos, em 2014, e já soma dois títulos Paulistas, em 2015 e 2016.

Nas duas passagens pelo clube, Renato nunca negou seu amor ao Santos, desde seus tempos de criança, razão que o fez aceitar um salário menor que recebia no Botafogo, seu time antes do retorno. Além de um salário menor, passou, também, a receber por produtividade, em contrato firmado com a diretoria anterior. Felizmente, a atual diretoria acabou por reconhecer seu valor e já garantiu a renovação do contrato até 2017.

*José Terras de Souza, o Lula Terras, é jornalista, assessor de Imprensa da Prefeitura de Cubatão e torcedor do Santos FC.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações