A Portuguesa campeã da Copa SP de 1991

Esta é a equipe da Portuguesa de juniores campeã Paulista de 90 e da Copa São Paulo de 1991

Se em 2011 você gostou do futebol praticado pela Portuguesa do técnico Jorginho, campeã brasileira da Série B, com jogadas rápidas e ataque fulminante, provavelmente deve ter se encantado, caso tenha vista, que a equipe de juniores da Lusa no biênio 1990/91.

Era uma equipe muito rápida e habilidosa, que tinha nos dribles e na irreverência com os pés de Denner, que jogava muitas vezes ainda com a camisa 8, o seu grande destaque. A equipe do técnico Écio Pasca parecia jogar por música.

Além de Denner, a linha de frente que contava com Sinval, Tico e Pereira era muito badalada. E foi nesse ritmo que a equipe conquistou o Campeonato Paulista de Juniores de 1990. O título faria com que a Lusa entrasse na Copa São Paulo, em janeiro de 1991, como a favorita para ganhar a competição mais famosa da categoria.

Denner, a grande estrela do time

Na estreia, vitória sobre o América do Rio por 2 a 1. Na segunda partida, uma goleada de 5 a 1 sobre o Flamengo de Rondônia. E nos outros dois jogos da primeira fase, só vitórias: 8 a 2 no Sergipe e 2 a 0 no São Paulo. A Lusa passava em primeiro lugar no seu grupo.

Na segunda fase da competição foram mais três partidas. E, para variar, três vitórias da equipe lusitana: 3 a 0 no Santo André, 3 a 1 no Bernô e um 2 a 1 no Bahia. Com os resultados, a Portuguesa estava na semifinal da competição e os comentários eram os mais positivos possíveis, principalmente para o quarteto Denner, Tico, Sinval e Pereira.

Na semifinal, o Pacaembu foi palco para Portuguesa e Goiás. Este foi um dos jogos mais complicados para a Portuguesa durante a competição. Porém, o talento de Denner e cia falou mais alto e a Lusa conseguiu a vaga na final ao vencer por 3 a 1.

A final contra o Grêmio

Na final, a Portuguesa encararia o Grêmio, que havia vencido o São Paulo na semifinal. Podemos dizer que esta partida foi, realmente, um, gran finale para a equipe de Écio Pasca. Sem tomar conhecimento dos gaúchos, Denner, aos 10, Sinval, aos 45 do primeiro tempo, Tico, aos 27, e Pereira, aos 30 do segundo, fizeram 4 a 0 para a Portuguesa. E a taça ficou no Canindé com gols de todos os membros da linha de frente badalada.

Além do título, a equipe do Canindé também dominou os prêmios ao final da competição: Paulo Luís foi considerado o melhor goleiro. Sinval, com 10 gols, foi o artiheiro. Já Denner foi considerado o melhor jogador de todo o torneio.

A equipe de juniores da Portuguesa de 1991 tem até hoje uma marca: é a melhor campanha da história da Copa São Paulo, com 9 vitórias, marcando 34 gols e sofrendo apenas seis. E, com isso, Denner apareceu para o futebol brasileiro. A Lusa só voltou a conquistar o título da Copa São Paulo em 2002.

Campanha:
Portuguesa 2 x 1 América-RJ
Portuguesa 5 x 1 Flamengo-RO
Portuguesa 8 x 2 Sergipe
Portuguesa 2 x 0 São Paulo
Portuguesa 3 x 0 Santo André
Portuguesa 3 x 1 São Bernardo-SP
Portuguesa 2 x 1 Bahia
Portuguesa 3 x 1 Goiás
Portuguesa 4 x 0 Grêmio
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Jogo bola todos os sabados com o Paulo Luís ex-goleiro da lusa. Ainda pega muito

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações