Futebol e Vídeo-Game? O primeiro foi Soccer

Propaganda do primeiro jogo de futebol para vídeo-game

Você que joga em casa os Fifa e Pro Evolution Soccer, onde os jogadores na tela são semelhantes aos da vida real, em consoles ultra modernos, como XBox One ou Playstation 4, talvez nem imagine como tudo isso começou. E pensar que você nem podia jogar em casa.

Pois é, o primeiro jogo de futebol para vídeo-games nasceu em 1973. Soccer, feito pela empresa japonesa Taito. O programador do jogo foi Tomohiro Nishikado, que no ano anterior já havia criado o Elepong, o primeiro Arcade japonês.

Soccer foi criado para Arcade, conhecido no Brasil como fliperama, já que os consoles residenciais ainda estavam em estudos. Além do jogo de futebol, que na época era muito pouco popular no Japão, Nishikado fez outros jogos naquele momento, como Davis Cup, de tênis. Todos estes jogos tinham como base o Elepong.

O Arcade

O jogo era bem simples. Você controlava apenas dois jogadores (os 'bonecos' eram bastões verticais), um atacante e um goleiro, tocando a bola em cima de uma superfície verde, que era o máximo que a tecnologia da época conseguia simular um gramado na tela.

Curiosamente, a Taito conseguiu adaptar a Soccer uma característica interessante de Elepong, possibilitando variar a direção e a velocidade dos “chutes”. Para isso, segundo um anúncio da época com instruções, bastava tocar a “bola” em diferentes pontos do bastão que simbolizava os jogadores. Quem marcasse nove gols primeiro vencia.

Folheto explicativo de Soccer

As imagens de Soccer são raras, mas o game certamente ajudou a projetar Tomohiro Nishikado, que virou um dos principais programadores de jogos do Japão. Nos anos 90, ele chegou a sair da Taito, que produziu outros jogos de futebol, inclusive para consoles residenciais, e fundar sua própria produtora, a Dreams. Porém, Nishikado voltou para a empresa e atualmente atua como conselheiro técnico. 

Então, quando você ligar vídeo-game e jogar Fifa ou PES, lembre-se que a Taito e Tomohiro Nishikado têm uma grande importância nisso.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações