O Atlético Santista no Paulistão

Escudo

Atualmente, a cidade de Santos conta com três times disputando as competições profissionais da Federação Paulista de Futebol, que são Santos Futebol Clube, Associação Atlética Portuguesa e Jabaquara Atlético Clube. Porém, o município do litoral paulista contou com outros três participantes no Paulistão: o Sport Clube Americano, fundado em 1903, mas que se transferiu para a capital do estado cinco anos depois, o extinto Clube Atlético Internacional (não confundir com o Clube Internacional de Regatas) e o personagem deste artigo, o Clube Atlético Santista.

O clube foi fundado em 7 de setembro de 1913 (é incrível como se funda agremiações em feriados) por alunos da Academia de Comércio José Bonifácio, adotando o mesmo nome da escola, em homenagem ao patrono da Independência do Brasil, natural de Santos. Porém, em menos de um ano, os dirigentes do clube verde e branco resolveram adotar a atual denominação: Clube Atlético Santista.

Fundado para a prática do futebol amador, logo o Atlético Santista colheu bons frutos. Entre 1918 e 1920, conquistou o tricampeonato municipal, chamando a atenção de todos os desportistas da região. Pensando em alçar voos mais altos, os diretores do clube decidiram disputar o certame estadual, algo que na época apenas o Santos Futebol Clube disputava.

Equipe tricampeã santista

Primeiramente, o clube ingressou na Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea), mas devido a graves prejuízos financeiros, foi desfiliado sem mesmo ter estreado na competição. Mas, junto com outras agremiações dissidentes da Apea, o Atlético Santista, em 1926, disputou o primeiro campeonato da Liga Amadora de Futebol (LAF).

O alviverde jogava em três campos distintos e não próprios, como o do Jóquei Clube, o da Vila Matias, na Avenida Ana Costa, onde hoje se levanta a Igreja do Coração de Maria e onde o Santos jogou até a fundação de seu próprio estádio, e o da Avenida Conselheiro Nébias, entre a Rua Dona Luísa Macuco e a linha férrea da Cia. Docas.

Em seu primeiro campeonato estadual apenas uma campanha mediana, com cinco vitórias, um empate e oito derrotas, fazendo 30 gols e tomando  dois tentos a mais. O Atlético Santista terminou a competição 13 pontos atrás do Paulistano, o campeão do certame.

Apesar do resultado mediano, a participação do Atlético Santista incentivou a outro clube de Santos a se filiar à LAF em 1927, o Hespanha (atual Jabaquara), que em sua estreia foi o vice-campeão da competição, perdendo o título para o Paulistano. Já o Atlético Santista teve um resultado mais fraco que o do ano anterior, terminando em oitavo, com três vitórias, um empate e cinco derrotas, fazendo 17 gols e levando 18. No confronto entre as duas equipes litorâneas, um empate em 2 a 2.

Em 1928, o Atlético Santista teve uma campanha melhor do que nos outros anos. Com 10 vitórias, seis empates e o mesmo número de derrotas, fazendo 57 gols e sofrendo 31, terminou em quinto lugar o certame vencido pelo SC Internacional. Nos jogos contra o Hespanha, que ficou em terceiro, dois empates em 1 a 1.

Para 1929, o último campeonato da LAF contou com uma terceira equipe de Santos: a Portuguesa. Neste ano, que terminou com o Paulistano campeão, o Atlético Santista foi sexto lugar, com 7 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Nos jogos contra o Hespanha, que foi o quinto, duas derrotas, 1 a 0 e 4 a 3. Já contra a Briosa, que terminou em oitavo, um empate em 1 a 1 e uma derrota por 1 a 0. Neste mesmo ano, o Alviverde contou com a participação de Arthur Friedenreich em um amistoso.

Com o fim do campeonato da LAF, o Atlético Santista ingressou na Apea para a disputa do campeonato em 1930. Hespanha e Portuguesa desistiram erminou com o Paulistano campeaavo lugar, com a equipe de Santos: a Portuguesa. do certame estadual e voltariam anos depois. Com isso, o alviverde teria outro rival na cidade, o Santos. Na estreia pela Apea, o Atlético Santista terminou em oitavo, com nove vitórias, quatro empates e 13 derrotas, fazendo 53 gols e tomando 12 a mais. Nos jogos contra o Santos, o terceiro do certame vencido pelo Corinthians, uma derrota por 3 a 0 e uma vitória por 1 a 0.

Em 1931, certame vencido pelo São Paulo da Floresta, o Atlético Santista fez o seu melhor campeonato estadual, terminando em quarto, com 13 vitórias, sete empates e cinco derrotas. A equipe alviverde marcou 66 gols e sofreu 22 a menos. Nos jogos contra o Peixe, que foi vice-campeão empatado com Palestra Itália, um empate em 2 a 2 e uma vitória por 1 a 0.

Uma das equipes que disputaram o Paulistão

No ano seguinte, o Atlético Santista teve o seu pior desempenho em campeonatos estaduais. Três vitórias, dois empates, seis derrotas e o décimo lugar geral. A equipe fez 22 gols e sofreu 39 e ainda perdeu para o rival Santos, que terminou em quinto, por 4 a 2. O certame foi vencido pelo Palestra Itália.

Os gastos com viagens e o péssimo resultado no último ano fizeram com que os diretores do Atlético Santista desistissem do futebol. Após esta história, o clube diversificou suas modalidades, chegando a ter boas equipes de basquete e handebol ao longo dos anos. Além disso, construiu uma das mais belas sedes de clubes na Avenida Washington Luiz (Canal 3).

No final da década passada, o clube estava praticamente falido e vendeu parcialmente sua sede para a revendedora de automóveis Comeri. Parte do dinheiro foi destinado ao pagamento de dívidas e o clube agora quer resgatar sua tradição por meio do esporte e da locação de suas dependências.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Não conhecia nada desse tradicional clube e da trajetória dele pelo futebol, o texto ainda trás outros elementos como os outros clubes além dos três hoje que disputam competições oficiais, o blog acho que cumpre bem seu objetivo, resgata de maneira primorosa essa parte do futebol da baixada.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações