Os jogos pós-Copa do Mundo da Seleção Brasileira em 1930 e 1934

Por Victor de Andrade

O time do Brasil que encarou a Iugoslávia logo após a Copa de 1934

Nos dias de hoje, é comum as seleções mundo afora se prepararem para a Copa do Mundo realizando amistosos. Neste domingo, dia 3, o Brasil encara a Croácia, no primeiro jogo pré-Rússia 2018. Porém, houve uma época em que isto era totalmente diferente. A Seleção Brasileira foi para os mundiais de 1930, no Uruguai, e 1934, na Itália, sem ter feito uma partida no ano antes de estrear na competição e logo em seguida realizou alguns embates.

Antes de começar a falar das partidas, vale lembrar que o mundo pré-segunda guerra mundial era muito diferente do atual. Como não havia a facilidade de viagens de avião (não existia, por exemplo, uma ligação aérea comercial entre Europa e América do Sul), tudo era feito de navio, levando um tempo muito maior, além de se fazer diversas escalas. E assim, foi que a Seleção Brasileira acabou fazendo jogos depois destas duas Copas.

Em 1930, a delegação brasileira foi para Montevidéu de navio, fez dois jogos na Copa (derrota para a Iugoslávia, por 2 a 1, e vitória sobre a Bolívia, 4 a 0) e voltou para o Brasil. Só que outras seleções, ao fim do Mundial no Uruguai, faziam escalas de navio no porto do Rio de Janeiro, e por causa disto, houveram três jogos amistosos nas Laranjeiras, principal estádio da cidade na época.

Iugoslávia x Brasil na Copa de 30: revanche menos de um mês depois

Em 1º de agosto de 1930, a França enfrentou o Brasil, que se reforçou com os paulistas que não foram ao Mundial, como Friedenreich, e realizaram um grande jogo. Os franceses abriram 2 a 0, mas os brasileiros venceram por 3 a 2. Nove dias depois, a revanche contra a Iugoslávia e o desempenho foi totalmente diferente do jogo em Montevidéu: 4 a 1 para o time da casa. No último jogo da série, no dia 17, foi a vez dos brasileiros enfrentarem os Estados Unidos e mais uma vitória do time tupiniquim: 4 a 3.

Quatro anos depois, a Seleção Brasileira, novamente desfalcada por brigas entre cartolas de times profissionais e amadores, foi para a Itália de navio e fez apenas um jogo no Mundial, derrota por 3 a 1 para a Espanha, com destaque para o primeiro gol de Leônidas em Copas. Após o jogo, ao invés de retornarem direto, foi feita uma excursão à Europa, mas com resultados diferentes dos de quatro anos antes.

O primeiro jogo foi em Belgrado, contra a Iugoslávia, no dia 3 de junho de 1934. Apesar dos quatro gols de Leônidas, o placar final foi de 8 a 4 para o time da casa e este é o jogo onde a Seleção tomou mais gols até hoje. Quatro dias depois, o Brasil encarou o Gradanski, em Zagreb (na atual Croácia), e ficou no empate em 0 a 0.

Depois de perder para a Espanha na Copa de 34, Brasil fez excursão pela Europa

Nove dias depois, o Brasil desembarcava na Espanha e fazia dois amistosos contra a Seleção da Catalunha, perdendo o primeiro, por 2 a 1, em Barcelona, e empatando o segundo, em 2 a 2, em Girona, no dia 24. Em 1º de julho, o adversário foi o Barcelona e novo empate: 4 a 4. Apesar de ter um Leônidas que quase sempre marcava, a excursão era um fracasso.

A última perna da excursão pós-Copa de 1934 foi em Portugal. A Seleção encarou um combinado formado por jogadores do Benfica e Belenenses, no dia 12 de julho, e finalmente venceu: 4 a 1. Três dias depois, nova vitória, desta vez contra o Sporting: 6 a 1. A campanha foi encerrada com um empate em 0 a 0 contra o Porto, em 22 de julho.

Esta foi a última vez que algo do tipo aconteceu. Em 1938, o Brasil não fez nenhum jogo preparatório pré-Copa do Mundo e nem depois da bela campanha, onde ficou em terceiro lugar. Já em 1950, a aviação comercial havia crescido muito, aproveitando-se do avanço tecnológico da guerra, e fora a Itália, que tinha perdido a base de sua seleção no acidente aéreo envolvendo a delegação do Torino, em 1949, todas as outras equipes vieram ao Brasil de avião e retornaram rapidamente aos seus países após a competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações