terça-feira, 1 de maio de 2018

Galo campeão do Torneio Ramón de Carranza de 1990

Por Victor de Andrade

O time do Atlético Mineiro que conquistou o título do Ramón de Carranza de 1990

Tradicional torneio de pré-temporada do futebol europeu, o Ramón de Carranza, disputado em Cádiz, na Espanha, sempre atrai grandes equipes de todo o mundo. Os times brasileiros são tradicionais na disputa, tendo ganhado títulos em algumas oportunidades. Em 1990, quem teve a primazia de levantar a belíssima e grande taça foi o Atlético Mineiro, em uma final 'verde e amarela' contra o Santos.

O XXXVI Torneio Ramón de Carranza foi disputado nos dias 24 e 25 de agosto de 1990 na cidade de Cádiz, Espanha. O evento teve início em 1955 e existe até hoje. Em todas as edições, o Cádiz CF esteve presente como o grande anfitrião deste torneio. Além do Atlético, campeão em 1990, outros cinco grandes clubes brasileiros já conquistaram esta competição tão prestigiada por clubes de todo mundo: Palmeiras e Vasco da Gama (3); Flamengo (2); São Paulo e Corinthians (1).

O sorteio do torneio apontou que o Santos enfrentaria o time da casa, enquanto o Galo encararia o Atlético de Madrid. No primeiro jogo da semifinal, o Peixe empatou com o Cádiz, no tempo normal, pelo placar de 1 a 1, com Paulinho McLaren abrindo o placar, já no segundo tempo, e Carmelo igualando o marcador antes do apito final. Nas penalidades, o Alvinegro Praiano levou a melhor e se classificou para a final.

Na segunda semifinal, o Galo teria pela frente o Atlético de Madrid. Depois de um jogo equilibrado, onde não deu para apontar alguém melhor na partida, o 0 a 0 forçou a decisão de penalidades. Nas cobranças, o Atlético Mineiro foi melhor e venceu por 4 a 2, também se garantindo na decisão.

Os jogadores com a taça de campeão do torneio

No dia 25 de agosto, foram realizadas as decisões. Na preliminar, o Cádiz ficou com o terceiro lugar, vencendo o Atlético de Madrid na decisão por pênaltis, após um 1 a 1 no tempo normal. Manolo abriu o placar para o time da capital espanhola, enquanto Oliva empatou para a equipe da casa.

Na final, um confronto brasileiro. Galo e Peixe disputaram o título de forma ferrenha, mas o time de Belo Horizonte levou a melhor. O meio campista Marquinhos marcou aos 5 minutos do segundo tempo o único gol da partida, que deu ao Atlético Mineiro o título do Ramón de Carranza de 1990.

Este foi o 5° título alvinegro conquistado em solo espanhol. Além do Ramón de Carranza, o clube venceu o Torneio Conde de Fenosa (1976); Torneio de Vigo (1977); Torneio Costa do Sol (1980); e Torneio de Bilbao (1982). Além disso, outros quatro campeonatos europeus o Atlético saiu vencedor nas décadas de 70 e 80. O troféu, conquistado em Cádiz, possui aproximadamente 100 quilos, e atualmente se encontra na Sede de Lourdes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações