Fórmulas alternativas para o Mundial de Clubes

Por Diego Dantas e Victor de Andrade


A edição de 2016 da Copa do Mundo de Clubes está sendo realizada no Japão e toda vez que um sul-americano é eliminado na semifinal, como ocorreu com o Atlético Nacional, que perdeu para o Kashima Antlers, vem a pergunta: por que alguns times têm a prioridade de entrarem em fases mais avançadas?

É claro que a resposta, principalmente para as equipes europeias e sul-americanas, é a questão do calendário. Porém, a equipe de O Curioso do Futebol bolou duas alternativas, sem as ideias mirabolantes de Gianni Infantino, presidente da Fifa, para que todos os times comecem na mesma etapa da competição e que o campeão faça apenas três jogos. Vamos a elas:

A primeira opção foi feita por Diego Dantas. Ele montou um Mundial de Clubes com seis equipes, eliminando a participação do representante do país sede (o Kashima Antlers, finalista deste ano, ficaria de fora). Seriam dois grupos de três times cada, com o primeiro colocado de cada chave fazendo a final. Cada time folgaria uma rodada e, portanto, europeu e sul-americano ficariam sem jogar na primeira rodada, por causa do calendário, mas fazendo o mesmo número de jogos dos outros times:

Grupo A
Atlético Nacional
Mamelodi Sundows
Auckland City

Grupo B
Real Madrid
Jeonbuk Hyundai Motors
America

8/12
SUN X AUC
JEO X AME

11/12
NAC X SUN
MAD X JEO

14/12
AUC X NAC
AME X MAD

17/12
Decisão de 5º lugar (entre os últimos de cada grupo)
Decisão de 3º lugar (entre os segundos de cada grupo)

18/12
Final (entre os primeiros de cada grupo)

A segunda proposta é do editor de O Curioso do Futebol, Victor de Andrade. Seria um simples mata-mata, partindo das quartas de final. A proposta eliminaria as disputas entre quinto e oitavo e teria a participação de oito equipes, as sete que estão neste ano mais o atual campeão mundial, que no caso é o Barcelona. Para ser campeão, um time precisaria de três jogos. Vamos mostrar como seria:

Quartas de final
10/12
Jogo 1 - NAC X AUC
Jogo 2 - KAS X BAR
11/12
Jogo 3 - MAD X JEO
Jogo 4 - AME X MAM

Semifinal
14/12
Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2
15/12
Vencedor do jogo 3 x Vencedor do jogo 4

Decisões
17/12
3º lugar
18/12
Final

E vocês, o que acharam das propostas? Teria algo diferente? Comente!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações