Manoel Tobias trocando o tênis pela chuteira no Grêmio

O craque do Futsal em ação no campo

O pernambucano Manoel Tobias foi um dos melhores jogadores de Futsal de todos os tempos e, com certeza, o melhor de sua era, entre a década de 90 e o início dos anos 2000. Com habilidade fora do comum, passes certeiros e um poder de finalização alto, Manoel Tobias enchia os olhos de quem o assistia.

Como jogava no Futsal na Enxuta, do Rio Grande do Sul, estado que até hoje tem um campeonato fortíssimo da modalidade e equipes tradicionais no esporte, como a Associação Carlos Barbosa de Futebol, Manoel Tobias recebeu um convite para jogar pelo Grêmio no final de 1995. Porém, era chamamento inusitado: o atleta teria que trocar o tênis para as quadras pela chuteira para os gramados.

O time do Grêmio campeão da Libertadores 

Sim, Manoel Tobias estava sendo incorporado ao elenco do Grêmio do técnico Luís Felipe Scolari, que era o atual campeão da Libertadores, e estaria jogando ao lado de Danrlei, Arce, Adílson, Rivarola, Roger, Luis Carlos Goiano, Dinho, Carlos Miguel, Arilson, Paulo Nunes e Jardel. Será que o jogador daria certo no campo?

Manoel Tobias ficou 'apenas' quatro meses no futebol de campo. Disputou partidas pelo Grêmio na Copa Renner, na cidade de Cidreira. Chegou até a fazer um gol, contra o Caxias, na vitória de 3 a 1 de sua equipe. Porém, o desempenho ficou aquém do que ele fazia no futsal, onde já era considerado o melhor do mundo no momento.

No Futsal, um dos maiores de todos os tempos

"Eu tive essa experiência seis anos após eu ter me profissionalizado no futsal. Eu já jogava no futebol gaúcho e recebi um convite. Infelizmente a adaptação não foi a esperada. Pra mim a experiência foi marcante. A minha praia realmente era o futsal. À nível de conhecimento foi bacana, até tenho alguma relação com os jogadores daquela época. Foi muito prazeroso a experiência no campo, mas outras formas de treinamento, outras formas de jogar. O espaço foi muito complicado. Foram quatro meses, mas logo acabei retornando", disse Manoel Tobias em entrevista para o site Ludopédio. 

Após a experiência, Manoel Tobias voltou ao Futsal e foi jogar logo no Internacional. No mesmo ano, Manoel Tobias conquistou seu segundo título mundial pela Seleção Brasileira na Espanha. Ainda teve uma carreira longa nas quadras, disputando mais dois mundiais, mas nunca mais se arriscou no campo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações