Bangu - o primeiro campeão carioca profissional

A equipe campeã de 1933

Em 1933, o Rio de Janeiro teve dois campeonatos de futebol. Um organizado pela Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (Amea), que era ligada à Confederação Brasileira de Desportos (CBD). A entidade defendia que o futebol deveria continuar amador. Nesta competição, disputada por 10 clubes, o campeão foi o Botafogo.

Porém, Bangu, América, Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense e Bonsucesso, que naquele ano estavam entre os melhores times da Cidade Maravilhosa, queriam a profissionalização do futebol e montaram a Liga Carioca de Football. Com isto, também organizaram um novo campeonato.

E o Bangu dominou a competição. A campanha do Banguzão foi primorosa. No primeiro turno, cinco jogos, com três vitórias, com um 6 a 2 sobre o rival America, e apenas dois empates. Na segunda parte veio a única derrota no campeonato: 3 a 0 para o Vasco. Porém, nos outros quatro jogos, apenas vitórias. O artilheiro da competição foi o atacante Tião, autor de 13 gols.

Trecho do documentário de 100 anos do
Bangu explicando o que aconteceu em 1933

O título veio na penúltima rodada, no dia 12 de novembro, com incontestáveis 4 a 0 sobre o Fluminense, em pleno estádio das Laranjeiras, com três do artilheiro Tião e Plácido fechando o marcador.

O time de Luiz Vinhaes alinhou com Euclides, Mário e Camarão; Ferro, Santana e Médio; Paulista, Ladislau, Tião, Plácido e Orlandinho. Ladislau da Guia, o “Tijoleiro” e Plácido também estiveram entre os maiores marcadores do campeonato, a grande glória do Alvirrubro e se tornando o primeiro campeão profissional do Rio de Janeiro.

Com informações do genial FutRio.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações