Vila Nova vence o Atlético Piauiense e sai na frente na decisão do Brasileirão Feminino A3

Foto: divulgação / Atlético Piauiense

O Vila levou a melhor jogando em casa

Na noite deste sábado, dia 9, no Estádio Onésio Brasileiro de Alvarenga, em Goiânia, Vila Nova a Atlético Piauiense fizeram a partida de ida da decisão do Brasileirão Feminino A3. E o time da casa saiu na frente na busca pelo título, ao vencer o jogo por 2 a 1.

E com oito minutos de jogo, o Atlético Piauiense ficou com uma jogadora a menos. Silmara puxou pelo cabelo Amanda e foi expulsa após consulta ao VAR. Aos 19', as visitantes quase abriram o placar com Moara, que mandou a bola no travessão em cobrança de falta.

Mas, quando o Vila Nova foi ao ataque, abriu o marcador. Aos 21 minutos, após boa jogada pelo lado direito, Elisvânia cruzou a bola com precisão, na cabeça de Samara, que mandou a bola para o fundo das redes do OBA: 1 a 0 para o Tigre.

Aos 25', o Vila Nova teve a chance do segundo, mas Yasmim pegou mal, numa tentativa de arremate de primeira dentro da área. Depois, a partida caiu de ritmo, as chances diminuíram e a equipe da casa foi para o intervalo vencendo por 1 a 0.

E logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Vila Nova ampliou. A equipe do Tigre cobrou rápido o lateral, Natyele Costa recebeu, fora de área, e mandou um tirombaço, sem chance para a goleira Grazi: 2 a 0 para o time da casa. O lance causou reclamação da comissão técnica do Atlético Piauiense, alegando que a arbitragem tinha marcado lateral para o time visitante.


Aos 12', Samara mandou a bola no travessão, quase fazendo o terceiro do time da casa. Já aos 30', o Atlético Piauiense diminuiu, após bela jogada de Suellen, Cris acertou um belo chute e balançouas redes: 2 a 1 e assim terminou o jogo.

O jogo de volta está marcado para o próximo sábado, dia 16, às 21 horas, no Albertão, em Teresina. O Vila Nova precisa de um empate para ser campeão. Já o Atlético Piauiense precisa de dois gols, para ficar com o título, ou um e levar a definição para as penalidades.

Mauá e ECUS empatam na ida da semifinal da Segundona Paulista

Foto: Isaque M. Dos Santos/ @isaque_clik_069

Jogo terminou empatado em 1 a 1

Mauá e ECUS se enfrentaram na tarde desta sábado, dia 9, no Estádio Pedro Benedetti, em Mauá, pelo jogo de ida do confronto semifinal da Segunda Paulista de 2025. Equilíbrio marcou a partida, que terminou empatada em 1 a 1.

Jogando em casa, o Mauá foi para cima nos primeiros minutos de partida. O time da casa tinha mais volume de jogo, mas não conseguia levar perigo. Já o ECUS, jogando recuado, raramente passava do meio de campo na etapa inicial.

Aos 39', após cobrança de escanteio pelo lado direito, Diogo Bolt subiu mais que toda a defesa do ECUS e, de cabeça, mandou a bola fora, raspando o travessão. Na reta final do primeiro tempo, o time de Suzano arriscou alguns contra-ataques e assim abriu o marcador aos 44', com Alan, em chute de primeira, após boa jogada pela direita.

Aos 4 minutos do segundo tempo, o Mauá empatou. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a bola ficou pipocando na área, Luan fez a defesa parcial e, no rebote, Taylor, de cabeça, balançou as redes do Pedro Benedetti: 1 a 1 no marcador.


Aos 15', o ECUS quase empatou em cabeçada de Lucas Araújo, mas a bola foi para fora. Aos 30', o Mauá até chegou a balançar as redes novamente, com Alex, mas foi marcado impedimento no lance. Apesar das tentativas das duas equipes, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

O jogo de volta está marcado para o próximo sábado, dia 16, às 15 horas, no Estádio Francisco Marques Figueira, em Suzano. Por ter melhor campanha, o ECUS joga por um empate, enquanto o Mauá precisa vencer para conquistar o acesso.

São Paulo vence a Ferroviária nas penalidades e conquista o Paulista Feminino Sub-15

Foto: divulgação / Ferroviária

Final foi realizada no Estádio Bruno José Daniel

Na tarde deste sábado, dia 9, o Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, foi palco da final do Paulista Feminino Sub-15. Depois de um empate sem gols no tempo normal, o São Paulo venceu a Ferroviária nas penalidades, por 3 a 2, para ficar com o título.

Partida começou equilibrada, com as duas equipes se estudando. Aos 16', Duda Bahia fez grande jogada invividual e bateu de fora da área, mas a goleira do São Paulo, Yasmim, fez boa defesa. Aos 20', o São Paulo respondeu em bola parada, com Isadora, a arqueira da Ferroviária, trabalhando.

O São Paulo vinha crescendo, tendo mais posse de bola e tentava impor os eu ritmo de jogo, mas encontrava uma defesa da Ferroviária bem postada. Assim, apesar da insistência do Tricolor Paulista, a partida foi para o intervalo com o placar de 0 a 0.

Logo no primeiro lance do segundo tempo, Sofia teve a chance de abrir o placar para o São Paulo, mas foi travada na hora do chute e a bola foi para fora. Aos 11', Yasmim salvou o Tricolor em sobra e finalização de Pozzer. Aos 13', novamente a goleira do time do Morumbi, desta vez após jogada rápida pela direita de Marcelinha.


Aso 15', o São Paulo perdeu grande chance com Isa Santiago, que saiu na cara do gol, com duas opções de passe e mandou a bola para fora. Aos 21', Ju Diniz perdeu chance clara de abrir o marcador para o Tricolor Paulista. O empate persistiu e a definição do título foi para as penalidades.

Pela Ferroviária, Eloise e Isadora marcaram. Júlia Fernanda mandou para fora e Yasmin defendeu os chutes de Mayara e Lívia. Pelo São Paulo, Pietra, Nicole e Isa Santiago marcaram. Isadora pegou as cobranças de Isa Santiago e Sofia, mas o Tricolor venceu por 3 a 2 para ficar com o título.

Paulista vence e treinador Fausto Dias vibra com classificação na Copa Paulista

Foto: JP Fotos / Sports

Treinador falou sobre o resultado que garantiu a equipe nas oitavas da Copa Paulista

Sob o comando de Fausto Dias, o Paulista venceu o Rio Branco, por 2 a 1, e garantiu vaga na proxima fase da Copa Paulista, voltando ao mata-mata após 14 anos, segundo dados do clube. Aliás, em 2011, o time foi campeão dessa competição. 

Atuando no Dr. Jayme Cintra, os donos da casa abriram a contagem com Gabriel Bozzolan, aos nove minutos do primeiro tempo. O empate veio Diego Jussani, aos 12. O placar seguiu em igualdade até o 44 da segunda etapa, quando Guilherme Givigi mandou para as redes e garantiu os três pontos para o Paulista.

“Um jogo muito difícil. O Rio Branco ainda não venceu na Copa Paulista, então eles estão em busca dessa vitória. É um time qualificado e que vende muito caro a derrota. E, agora classificados. A gente alcançou esse primeiro objetivo. Muito satisfeito e sabendo que dá pra ser melhor, que tem margem de evolução. Vamos aproveitar essa semana com cabeça boa trabalhar forte e seguir na busca pelas nossas metas dentro da competição”, vibra o treinador Fausto Dias, que chega ao seu terceiro mata-mata no comando do Galo da Japi em um ano. 


No comando do Paulista, Faustou levou o time ao título da Bezinho, em 2024, e ao vice do Paulista da Série A4, esse ano. “Muito feliz pelo trabalho realizado e com o empenho de todos. Vamos para mais decisões e nos manteremos focados para o melhor”, finaliza.

A equipe fará a última partida da primeira fase da Copa Paulista no próximo sábado (16 de agosto) com o XV de Piracicaba. A equipe é a terceira colocada do Grupo 3, com 13 pontos somados.

Afonso se torna o zagueiro com mais gols do futebol brasileiro em 2025

Foto: Rodrigo Menezes / @bigasfotografo

Defensor do Primavera chegou a cinco gols na temporada e superou nomes como Léo Ortiz e Arboleda

Um dos grandes destaques do Primavera de Indaiatuba em 2025, o zagueiro Afonso assumiu o posto de zagueiro artilheiro do futebol brasileiro na temporada. O defensor chegou a cinco gols no ano, superando nomes como Léo Ortiz, do Flamengo, e Arboleda, do São Paulo, que têm quatro gols cada.

Dos cinco gols marcados, três foram na Série A2 do Paulistão - competição em que o Primavera conquistou o acesso à elite estadual como vice-campeão -, e dois na Copa Paulista, incluindo o último, anotado na vitória por 3 a 0 sobre o Guarani, que consolidou a classificação do Fantasma à próxima fase. 

"Representa o ótimo trabalho feito junto com meus companheiros de equipe. Estou muito feliz em poder ajudar tanto defensivamente quanto ofensivamente e espero continuar, a cada jogo, buscando aumentar essa marca", celebrou o defensor.

Aos 31 anos, Afonso vive a melhor temporada da carreira, tanto pelos números ofensivos quanto pelo desempenho defensivo. Em 25 partidas no ano, são 13 vitórias, 10 empates e apenas 2 derrotas com a camisa do Primavera. A equipe também ostenta a segunda melhor campanha da Copa Paulista até aqui. 


"O Primavera vive um ano fantástico. Após a conquista do acesso histórico para o Paulistão A1, agora temos a missão de buscar uma vaga em uma competição nacional, e a Copa Paulista nos dá essa condição. Iniciamos bem a competição e agora é cada dia mais se dedicar para continuarmos colhendo bons frutos e ajudando a levar o nome do Primavera para o cenário nacional", afirmou o zagueiro.

O Primavera volta a campo no próximo domingo (10), às 11h, contra o XV de Piracicaba, na luta direta pela liderança do Grupo C da Copa Paulista. Ambos os times somam 18 pontos, mas o Fantasma lidera pelo critério de desempate.

Bandeirante contrata Luiz Carlos Martins, o 'Rei do Acesso', para a A3 2026

Com informações da Agência Futebol Interior
Foto: reprodução

Treinador foi anunciado na sexta-feira

O Bandeirante Esporte Clube anunciou Luiz Carlos Martins como novo treinador para a temporada de 2026. Ele é conhecido no Interior de São Paulo como “Rei do Acesso”, tendo conquistado 21 acessos em sua carreira de treinador.

O técnico, conhecido por sua experiência e por ter conquistado diversos títulos e acessos ao longo da carreira, assumirá o comando do clube a partir de novembro.

Luiz Carlos Martins é um dos técnicos mais respeitados do interior paulista, conhecido como “Rei do Acesso” por sua impressionante capacidade de levar equipes a divisões superiores. Ao longo de sua carreira, acumulou 21 acessos nas divisões de acesso do Campeonato Paulista.

Trabalhou em clubes tradicionais como Noroeste, Marília, Rio Claro, Mirassol, Oeste, São Caetano e XV de Piracicaba.

Ficou marcado por montar elencos competitivos, mesmo com orçamentos limitados, e por extrair o máximo potencial de seus jogadores. Sua experiência e liderança em momentos decisivos renderam-lhe prestígio entre torcedores e dirigentes.


É lembrado pelo estilo de jogo consistente, com defesas sólidas e ataques eficientes. Também é conhecido por seu trabalho de motivação, mantendo o grupo focado durante as campanhas longas e difíceis.

Martins, natural de Birigui, terá a missão de montar o elenco em outubro para a próxima disputa. Atualmente, o Bandeirante está na terceira divisão do Campeonato Paulista.

Na temporada deste ano, a equipe quase foi rebaixada, finalizando na 14ª colocação com 15 pontos, apenas dois a menos que o Lemense, que ficou entre os times rebaixados.

Tanabi inicia 'batalha' pelo acesso em semifinal fora de casa contra o Independente

Foto: Fernanda Moraes

Tanabi começa a decidir o acesso contra o Independente

O Tanabi, protagonista do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, se prepara para o momento mais decisivo da competição: a semifinal. Após uma campanha de domínio e superação, a equipe do Índio da Noroeste inicia o confronto de ida contra o Independente de Limeira neste sábado, 10 de agosto, fora de casa, no Estádio Comendador Agostinho Prada, o Pradão.

O Tanabi chega a esta etapa com um retrospecto invejável. Na primeira fase, a equipe encerrou com a melhor campanha geral, liderando seu grupo de ponta a ponta com um aproveitamento de 87,5%, fruto de sete vitórias e apenas uma derrota. Na segunda fase, o desempenho se manteve impecável, com o time garantindo a classificação para a semifinal de forma invicta e antecipada, somando 14 pontos em 6 jogos. Ao todo, o Tanabi tem um ataque letal, com 31 gols marcados, e uma defesa sólida que sofreu apenas seis. O grande destaque individual é o atacante Marcelo Maçola, artilheiro da competição com 10 gols. 

O técnico Davi Zaqueo ressaltou a satisfação com o trabalho da equipe, mas virou a chave para a nova etapa. "Ficamos muito felizes pelo trabalho realizado na segunda fase, principalmente pela consistência defensiva, mas já é passado, agora é uma nova competição e temos que encarar dessa maneira", afirmou o treinador.


Zaqueo destacou a importância da estratégia e da coesão do grupo. "A estratégia ela continua sendo a que estamos utilizando desde o início da competição, procurando entender as fases do jogo e tirar proveito delas quando estiver a nosso favor", explicou. O treinador também frisou que a semifinal será um duelo de inteligência e força mental. "Entendemos a equipe como um todo, tanto no momento de defendermos quanto no momento de atacar, e isso que nos dado um equilíbrio de equipe. E precisamos entender que será um jogo de 180 minutos e mentalmente precisamos estar preparados para esse jogo de detalhes", concluiu Davi Zaqueo.

O Tanabi SAF busca um bom resultado fora de casa para decidir a vaga para a grande final em seus domínios, no jogo de volta, que será no próximo sábado, 16 de agosto, no Estádio Alberto Victolo, em Tanabi.

Alex Alves quer Portuguesa Santista buscando a vitória contra o Taubaté pela Copa Paulista

Foto: João Jardim / Agência Briosa

Alex Alves dirige a Portuguesa Santista

De olho na classificação na Copa Paulista, a Portuguesa Santista recebe o Taubaté neste domingo (10), às 10 horas, em Ulrico Mursa, pela nona rodada da competição. E o técnico Alex Alves sabe que é hora de transformar desempenho em resultado.

“Temos produzido, controlado o jogo, criado chances claras, mas no fim das contas, o que conta mesmo é bola na rede. Futebol é isso. A gente tem jogado bem, mas precisa traduzir isso em vitória”, avaliou o treinador.

A Briosa vem de um empate sem gols contra o São Caetano e ocupa a segunda colocação do grupo, com 11 pontos. O Taubaté, derrotado na última rodada pelo Oeste por 2 a 1, é o quinto, com sete.

A novidade para a partida é o retorno do meia Carlos Alberto, que cumpriu suspensão na última rodada. Para Alex, o jogador pode ser peça-chave neste momento da competição.


“O Carlos tem qualidade, liderança e sabe acelerar ou cadenciar quando precisa. Ele faz a diferença. Com ele voltando, ganhamos criatividade e equilíbrio ali no meio”, completou o técnico.

A Briosa precisa da vitória para manter-se no G-2 e seguir firme na briga por uma vaga no mata-mata da Copa Paulista.

Maricá FC vai a Goiás buscar virada no Brasileirão Série D

Foto: Paulinne Carvalho / Comunicação Maricá FC

Sob o olhar do técnico Reinaldo, elenco do Maricá FC se prepara para duelo decisivo contra a Aparecidense, em Goiás

O Maricá FC entra em campo neste sábado (09), às 16h, em Aparecida de Goiânia (GO), para um dos jogos mais importantes de seus sete anos de história. No Estádio Annibal Batista de Toledo, o Tsunami enfrenta a Aparecidense pelo jogo de volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. O time precisa reverter a derrota por 2 a 1 sofrida no primeiro confronto, em Maricá. Para avançar, o Maricá precisa vencer por um gol de diferença e levar a disputa para os pênaltis ou conquistar uma vitória por dois gols ou mais de vantagem para garantir a vaga direta nas oitavas de final em sua primeira participação no Campeonato Brasileiro.

A pressão é grande, mas a confiança também. O clube já provou que sabe se superar em momentos decisivos. Em 2024, o Maricá protagonizou duas viradas memoráveis que enchem a torcida de esperança: a primeira, pela semifinal da Série A2 do Campeonato Carioca, quando derrotou o Audax por 4 a 3, com um gol salvador de Pablo Thomaz aos 54 minutos do segundo tempo. A segunda, nas oitavas de final da Copa Rio, quando venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 1, de virada, com gol de pênalti de Walber aos 15 minutos do segundo tempo. Esses jogos demonstraram não apenas qualidade técnica, mas também resiliência, entrega e um espírito de luta que são marcas registradas do grupo.

Embarque imediato para a virada! - O Maricá FC entra em campo neste sábado levando consigo o futebol do Rio. É o único representante do estado na competição. Ciente das dificuldades, o técnico Reinaldo reforça a confiança no elenco: “É o que eu falo para os meus atletas: trabalhar forte, com excelência, treinar com afinco e dedicação. Já vivemos momentos como esse, de viradas. Tivemos um jogo contra o Audax no ano passado, um contra a Portuguesa também, e nas duas vezes conseguimos a classificação. Vamos com tudo para fazer isso novamente”, afirmou o comandante maricaense.


O jogo terá um componente inédito para o time. Será a primeira viagem aérea da história do Tsunami. Na primeira fase, o time fez deslocamentos rodoviários para São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, onde enfrentou Portuguesa-SP, Água Santa, Porto Vitória, Rio Branco e Pouso Alegre. A delegação embarca nesta sexta-feira para Goiânia, de onde segue para Aparecida de Goiânia, cidade localizada nos arredores da capital do estado.

A torcida, mesmo à distância, promete apoio incondicional. O Maricá F.C. espera transformar esse incentivo em combustível para superar mais um obstáculo. A missão é difícil, mas o histórico do clube mostra que, com garra e determinação, nada é impossível.

Fortaleza e Botafogo empatam na ida da semifinal do Brasileirão Feminino A2

Foto: Davi Rocha

Partida foi realizada no PV, em Fortaleza

Na noite desta sexta-feira, dia 8, o Fortaleza recebeu o Botafogo, no Estádio Presidente Vargas, pelo jogo de ida da semifinal do Brasileirão Feminino A2 de 2025. Partida equilibrada, com chances para ambas as equipes e que terminou empatada em 2 a 2.

O jogo começou com o Fortaleza, que atuava em casa, tentando pressionar o Botafogo. As Leoas foram para cima, mas não conseguiam finalizar. Como o passar do tempo, o time adversário foi equilibrando as ações no Presidente Vargas.

Aos 30 minutos, o Botafogo abriu o marcador. Após bola alçada na área, Paola dividiu com a defensora do Fortaleza e a sobra ficou com Duda Basílio, que finalizou para o fundo das redes: 1 a 0 para o Alvinegro e assim terminou o primeiro tempo.

Com 2 minutos do segundo tempo, Yasmim salvou em cabeceio de Nayara, evitando o gol de empate do Fortaleza. O time da casa era melhor e chegou ao empate aos 18'. Após cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou para Natália, que encheu o pé. Ainda teve um desvio antes de balançar as redes: 1 a 1.

O Fortaleza cresceu com o gol, foi para cima e virou o marcador aos 32 minutos. Após boa jogada pela direita, a bola foi rolada para Terfa, que dominou na área de costas para o gol, girou e bateu com precisão, fazendo 2 a 1 para as Leoas.


Aos 34 minutos, arbitragem marcou pênalti para o Botafogo. Carol foi para a cobrança e empatou novamente o jogo: 2 a 2 no marcador. Depois, as duas equipes tiveram chance de marcar, mas o jogo terminou com igualdade no placar.

O jogo de volta está marcado para a próxima sexta-feira, dia 15, às 21 horas, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Quem vencer estará na decisão do Brasileirão Feminino A2. Em caso de novo empate, a definição da vaga vai ser nas penalidades. Vale lembrar que as duas equipes e os outros semifinalistas (Santos e Atlético Mineiro) estará na elite do futebol feminino nacional em 2026.
Proxima  → Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações