Luto! Remo se despede de Márcio Belém, campeão da Série C em 2005

Foto: arquivo

Márcio Belém quando defendia o Remo

O futebol paraense está de luto. Morreu neste sábado, dia 13, aos 45 anos, o ex-meio-campista Márcio Belém, revelado pelo Remo e campeão brasileiro da Série C em 2005. O ex-jogador faleceu em sua residência, vítima de um infarto fulminante.

Formado nas categorias de base do Leão Azul no início dos anos 2000, Márcio Belém construiu uma trajetória marcante pelo clube do Baenão. Ele integrou o elenco que fez campanha histórica na Copa João Havelange, alcançando as oitavas de final da competição, e permaneceu no time profissional até 2005.

Com a camisa azulina, o meio-campista conquistou o Campeonato Paraense em 2003 e 2004. No segundo título estadual, o Remo levantou a taça de forma invicta, com 100% de aproveitamento, feito que ficou marcado na história do clube.

Em sua última temporada pelo Remo, Márcio Belém fez parte do elenco campeão da Série C do Campeonato Brasileiro em 2005, único título nacional da história do clube, conquistado justamente no ano do centenário azulino.

Após deixar o Remo, o ex-jogador defendeu América de São José do Rio Preto, Tuna Luso e Tiradentes, encerrando a carreira profissional em 2011, atuando pelo Izabelense. Márcio Belém deixa sua história ligada ao Remo e ao futebol do Pará, sendo lembrado pela dedicação e pelas conquistas com a camisa azulina.

O Remo postou uma homenagem em suas redes:
O Clube do Remo lamenta profundamente a morte do ex-atleta Márcio Belém, que sempre defendeu as cores do Leão com dedicação.

Márcio Belém será lembrado como um jogador de muita garra, deixando seu nome escrito na história. Foram 6 temporadas no Baenão, entre 2000 e 2005, período em que conquistou títulos do Campeonatos Paraenses de 2003 e 2004, sendo este último de forma invicta, com 100% de aproveitamento, e ainda o título brasileiro da Série C em 2005.

Nessas horas de dor, o Clube do Remo se solidariza com a família e amigos de Márcio Belém, desejando força e conforto.

A Federação Paraense de Futebol também se manifestou:
A Federação Paraense de Futebol (FPF) lamenta profundamente o falecimento de Márcio Belém, ex-meiocampista do Clube do Remo, ocorrido na tarde deste sábado (13), aos 45 anos, vítima de um infarto. Atleta de trajetória marcante no futebol paraense, Márcio foi campeão estadual e integrou o elenco campeão brasileiro da Série C de 2005, deixando seu nome registrado na história do esporte.

Neste momento de tristeza, a FPF se solidariza com os familiares, amigos e com toda a comunidade esportiva, em especial o Clube do Remo. Que Márcio Belém seja lembrado pelo profissionalismo, pelo caráter e pela contribuição ao futebol do Pará.

Bill, ex-Corinthians e Botafogo, é hospitalizado após confusão generalizada na final da Taça Paraná

Foto: reprodução / Internet

Bill no início da confusão

O atacante Bill, de 41 anos, conhecido por passagens por Corinthians, Botafogo, Santos e Coritiba, foi hospitalizado após se envolver em uma confusão generalizada durante a final da Taça Paraná, principal torneio de futebol amador do estado, disputada no último sábado, em Curitiba.

Defendendo o Trieste, Bill estava em campo na decisão contra o Capão Raso, no estádio José Carlos de Oliveira. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a partida foi para os pênaltis. Com nove cobranças realizadas, o placar apontava 3 a 2 para o Capão Raso quando, antes da última batida do Trieste, uma briga entre jogadores tomou conta do gramado.

A situação se agravou com a invasão de torcedores, que partiram para agressões contra os atletas. Diante da falta de segurança, o árbitro Lucas Paulo Torezin decidiu encerrar a partida. Em nota oficial, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) informou que a Taça Paraná terminou sem campeão e que o caso será analisado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR).

Durante a confusão, Bill foi agredido, caiu desacordado e precisou ser encaminhado a um hospital da capital paranaense. O Trieste divulgou comunicado informando que o atacante passou por exames de imagem e encontra-se estável, sem risco à saúde. O zagueiro Jair, também do Trieste, recebeu atendimento médico, mas não teve ferimentos graves.

Até o momento, o Capão Raso não se pronunciou sobre o episódio. Confira abaixo a nota da Federação Paranaense de Futebol:
A Federação Paranaense de Futebol lamenta o ocorrido na partida entre Capão Raso e Trieste, pela final da 60ª Taça Paraná. O jogo foi interrompido depois de uma briga generalizada, seguida de invasão de campo por torcedores durante a decisão por pênaltis.

Com a confusão, o árbitro Lucas Paulo Torezin encerrou a disputa por falta de segurança e a competição terminou sem a definição de um campeão.

Pedimos desculpas a todos que acompanham o futebol amador do nosso estado. Episódios de violência são incompatíveis com os valores que o esporte deve representar.

A FPF informa, ainda, que as imagens serão encaminhadas ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) e que tomará as medidas necessárias.
O Tieste também divulgou nota:
O Trieste Futebol Clube vem a público manifestar seu veemente repúdio aos lamentáveis acontecimentos registrados antes da cobrança da última penalidade na final da Taça Paraná, quando uma confusão generalizada se instaurou dentro de campo, envolvendo jogadores, seguida pela invasão de campo por parte da torcida do Capão Raso. A situação fugiu completamente do controle, resultando em agressões e colocando em risco a integridade física dos atletas, o que é absolutamente inaceitável em qualquer ambiente esportivo.

Em decorrência dos fatos, entre outros atletas feridos, os jogadores Jair e Bill precisaram ser encaminhados ao hospital para atendimento médico. O atleta Bill passou por exames de imagem e encontra-se estável, sem riscos à sua saúde. Jair também recebeu atendimento hospitalar e igualmente encontra-se estável.

O Trieste Futebol Clube se solidariza com seus atletas e reafirma seu compromisso com a defesa da integridade, da segurança e do respeito no futebol, cobrando das autoridades competentes a devida apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.


Temporada 2026 - Conversas de bastidores davam conta que Bill, mesmo aos 41 anos, voltaria a atuar no futebol profissional em 2026, já que estaria conversando com o Tupã, time que disputará o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 2025, ele jogou pelo Laguna, no Campeonato Potiguar.

Confrontos das semifinais da Copinha Feminina 2025 estão definidos

Arte: FPF


Entre sexta e sábado foram realizados os jogos de quartas de final da Copinha Feminina de 2025, definindo os classificados para as semifinais do certame. Internacional, Flamengo, Santos e Grêmio seguem na luta pelo título.

O primeiro classificação saiu na sexta-feira, dia 12. O Grêmio superou o Sâo Paulo, por 1 a 0, em jogo realizado no Canindé. O único gol da partida foi marcado aos 26 minutos. Gisele pressionou a saída de bola e passou por duas marcadores para marcar o único tento do jogo em batida no canto esquerdo da goleira tricolor.

Os outros três classificados saíram no sábado, dia 13. Pela manhã, no CERET, o Flamengo eliminou a Ferroviária nas penalidades, por 4 a 1, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Pyetra, para as Guerreiras Grenás, e Brendha, para o Rubro Negro.

Ainda pela manhã, na Ibrachina Arena, o Santos não tomou conhecimento do Fluminense e goleou por 4 a 0. Evelin, duas vezes, Samara e Isa Viana fizeram os gols das Sereinhas da Vila na partida.

O último classificado veio nesta noite, no CERET. O Internacional venceu o Corinthians, por 2 a 0, ambos os gols de Yngrid Piauí, e avançou no certame.


Com os resultados, as semifinais ficaram as seguintes:

Internacional x Flamengo

Santos x Grêmio

A FPF ainda vai divulgar data, horários e locais dos jogos.

Portuguesa Santista acerta a contratação do volante Hugo José para a A3 de 2026

Foto: João Jardim/Agência Briosa

Experiente meio-campista acumula passagens por diversos estaduais e foi vice-campeão da A3 em 2019

A Portuguesa Santista anunciou a chegada do volante Hugo José, de 31 anos, para reforçar o elenco na disputa do Paulistão A3 de 2026. O atleta chega com ampla rodagem pelo futebol brasileiro e experiência em múltiplas divisões estaduais.

Em 2025, Hugo atuou por três equipes: disputou o Tocantinense pelo Gurupi, o Goiano da 2ª divisão pelo Morrinhos e o Goiano da 3ª divisão pelo América-GO.

O volante também possui histórico relevante no futebol paulista. Foi vice-campeão do Paulistão A3 de 2019, defendendo o Monte Azul, e disputou a Segunda Divisão Paulista de 2017 pela Francana.


“Eu já conheço um pouco da competição. Em 2019 tive um vice-campeonato com Monte Azul, então as expectativas são as melhores. Fico feliz por estar aqui na Portuguesa Santista e pode ter certeza de que vou estar honrando a camisa e dando sempre o meu melhor”, disse Hugo.

Ao longo da carreira, Hugo José passou ainda por clubes como Taguatinga, Itumbiara, Morrinhos.

Maringá FC anuncia a contratação do uruguaio Ignacio Neira

Foto: divulgação / Maringá FC

Meio-campista é o primeiro atleta do Uruguai a vestir a camisa do Dogão e assina contrato por duas temporadas

O Maringá Futebol Clube confirmou a contratação do meio-campista uruguaio Ignacio Nicolás Neira Borba, de 27 anos, que jogava pelo Club Atlético Cerro, da primeira divisão do Uruguai. O atleta é o primeiro jogador uruguaio da história do clube e assinou contrato válido por dois anos.

Ignacio Neira nasceu em 6 de fevereiro de 1998, em Ciudad de la Costa, no Uruguai, cidade litorânea próxima a Montevidéu, e atua como meio-campista, com características de criação e ligação entre defesa e ataque. Com 1,82m de altura, o atleta alia bom porte físico à qualidade técnica, visão de jogo e capacidade de atuar em mais de uma função no meio-campo.

Formado nas categorias de base do Montevideo Wanderers, clube tradicional do futebol uruguaio, Ignacio fez sua estreia como profissional em 2016, ainda muito jovem, na Primeira Divisão do Uruguai. Ao longo da carreira, construiu sua trajetória atuando por diversas equipes do país, como Montevideo Wanderers, Cerro, Montevideo City Torque, Villa Española, Rentistas e La Luz, acumulando experiência na elite competitiva do futebol uruguaio.

Em 2025, o meio-campista viveu sua primeira experiência fora do Uruguai ao defender o Club Atlético Tigre, da Primeira Divisão da Argentina, ampliando sua vivência internacional e se adaptando a um futebol de maior intensidade e exigência física. Ignacio Neira também possui passagens pelas seleções de base do Uruguai, tendo defendido a equipe Sub-20, o que reforça seu histórico de formação em alto nível desde cedo.

A contratação do atleta faz parte de um trabalho do setor de inteligência e mercado do MFC. Segundo o diretor de futebol Tiago Reinis, Ignacio foi acompanhado de perto pelos profissionais desse departamento do Maringá FC, além de ter sido observado presencialmente pelo próprio dirigente.

“O Ignacio é um atleta que foi monitorado pelo nosso departamento de inteligência e mercado e que eu tive a oportunidade de acompanhar in loco. É um jogador que tem o DNA do Maringá, muita garra, intensidade e, ao mesmo tempo, muita qualidade técnica. É um meio-campista versátil, que pode atuar em mais de uma posição no meio-campo, tem a característica da garra uruguaia, mas também é um jogador muito técnico. Acreditamos que ele vai agregar muito ao nosso elenco e esperamos que tenha muito sucesso vestindo a camisa do Maringá FC”, destacou Reinis.

Já integrado ao elenco que se prepara para o início do Campeonato Paranaense, no dia 7 de janeiro, Ignacio falou sobre a escolha pelo Maringá FC e a expectativa de atuar no futebol brasileiro.


“Quero trazer para esse time o espírito uruguaio de competir. A garra, a entrega, a vontade de disputar cada bola. É uma forma de jogar que combina muito com a intensidade que identifica o Maringá. Decidir sair da Primeira Divisão do Uruguai não foi fácil, mas não dei um passo para trás. Dei um passo em direção a um projeto forte, que disputa competições importantes como protagonista na Série C do Campeonato Brasileiro, o Paranaense e a Copa do Brasil. Vestir essa camisa, no país do futebol, é um enorme orgulho para mim. Chego com muita fome de vitória, muita responsabilidade e com o sonho de crescer junto com o Maringá FC”, afirmou o atleta.

O Dogão segue treinando em período de pré-temporada visando as competições de 2026. Antes da estreia no Paranaense, diante do Cianorte, no dia 7 de janeiro, o clube realiza dois jogos-treinos, o primeiro diante do Cascavel, no dia 22 de dezembro e no dia 29, diante do Grêmio Prudente.

Flamengo ganha do Pyramids e está na final do Intercontinental 2025

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Léo Pereira ganhando a disputa pelo alto dos jgadores do Pyramids

O Flamengo conquuistou a Copa Challenger e está na decisão do Intercontinental 2025, onde vai encarar o Paris Saint-Germain. O Rubro Negro venceu o egípcio Pyramids, por 2 a 0, neste sábado, dia 13, no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.

O egípcio Pyramids vem desde a primeira fase da Copa Intercontinental, tendo vencido o Auckland City, por 3 a 0, e o Al-Ahly, por 3 a 1, conquistando a Copa África - Ásia - Pacífico e seguido para a Challenger. Já o Flamengo venceu o Dérbi das Américas, contra o Cruz Azul, por 2 a 1, e seguiu no certame.

Flamengo começou melhor no jogo, tinha a posse de bola e abriu o marcador aos 23 minutos. Arrascaeta cobrou a falta com efeito na direção da área, Léo Pereira sait da meia-lua para cabecear na pequena área para o fundo da rede: 1 a 0 para o Rubro Negro.

O time egípcio deixou a reação para os últimos minutos. Primeiro, com uma finalização perigosa de Ziko, dentro da área, e depois em lance cara a cara de Mayele com Rossi, mas o goleiro levou a melhor com grande defesa, aos 45'. O Flamengo foi para o intervalo vencendo.

O Pyramids iniciou o segundo tempo indo para cima, mas acabou sendo frustrado aos 6 minutos. Arrascaeta cobrou falta na segunda trave, Danilo correu sozinho e acertou um tiro de cabeça no canto para ampliar: 2 a 0 para o Flamengo.


Depois de fazer o segundo gol, o Flamengo cadenciou o jogo, tentando fazer o tempo passar. O Pyramids até tentava esboçar uma reação, mas parava na defesa bem postada adversária. O placar ficou nos 2 a 0 para o Rubro Negro.

Com o resultado, o Flamengo está na final da Copa Intercontinental de 2025, onde terá pela frente o Paris Saint-Germain. O jogo está marcado para a próxima quarta-feira, dia 17, às 14 horas, também no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.

FPF divulga tabela e regulamento da Copinha 2026

Arte: FPF


Seis partidas abrem a 56ª edição da Copinha Sil 2026 no dia 2 de janeiro. Bicampeã da maior competição de base do mundo, a Ponte Preta estreia diante do Coritiba-PR pelo Grupo 14.

O primeiro jogo da competição será entre Meia Noite e Real-RR, às 8h45, pelo Grupo 14, com sede em Patrocínio Paulista. Pela mesma chave, Ponte Preta e Coritiba-PR duelam às 11h.

Outros dois grupos também movimentarão o primeiro dia de competição. Pelo Grupo 2, em Votuporanga, o time da casa receberá o Galvez-AC, às 15h45, enquanto o Grêmio-RS fará o duelo diante do Falcon-SE.

Já pelo Grupo 4, em Bálsamo, Mirassol e Forte-ES se enfrentarão às 16h15. Um pouco mais tarde, às 18h30, Sport-PE e Linense também entrarão em campo no primeiro dia de Copinha Sil.

Maior campeão da competição, o Corinthians fará a sua estreia no dia 3, em Jaú, contra o Trindade-GO, às 14h45. Vencedor da última edição, o São Paulo estará sediado em Sorocaba e entrará em campo somente no dia 4, diante do Maruinense-SE, às 11h.

Tricampeão, o Santos é outro clube a estrear no dia 4. A equipe da Baixada Santista jogará diante do Real Brasília-DF, às 19h30, em São Carlos. Bicampeão do torneio, o Palmeiras jogará somente no dia 5, em Barueri. O primeiro confronto alviverde será contra o Monte Roraima-RR.


Confira os jogos do primeiro dia de Copinha Sil 2026:

2 de janeiro

Grupo 2
15h45
Votuporanguense x Galvez-AC - YouTube Paulistão
18h
Grêmio-RS x Falcon-SE - CazéTV

Grupo 4
16h15
Mirassol x Forte-ES - YouTube Paulistão
18h30
Sport-PE x Linense - Xsports

Grupo 14
8h45
Meia Noite x Real-RR - YouTube Paulistão
11h
Coritiba-PR x Ponte Preta - Xsports


Turnê de Messi na Índia termina em confusão e organizador é detido pela polícia

Foto: Reuters

Cadeiras foram jogadas no gramado

A passagem de Lionel Messi pela Índia começou de forma conturbada neste sábado, em Calcutá. Um evento que previa a presença do craque argentino no Salt Lake Stadium terminou em confusão, com torcedores invadindo o gramado, arrancando cadeiras e arremessando objetos após a breve aparição do jogador, apesar da cobrança de ingressos, que custavam cerca de 38 dólares.

Messi estava programado para permanecer cerca de 45 minutos no estádio, mas ficou pouco mais de 20. Ele entrou em campo acompanhado de Luis Suárez e Rodrigo De Paul, caminhou pelo gramado e deixou o local rapidamente. A curta duração da presença gerou revolta entre os torcedores, muitos dos quais afirmaram sequer conseguir ver o astro devido à grande aglomeração ao redor dele.

Diante do tumulto, o organizador do evento, Satadru Dutta, foi detido pela polícia. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da polícia de West Bengal, Rajeev Kumar, que criticou duramente a organização. Segundo ele, Dutta assumiu por escrito o compromisso de reembolsar os ingressos vendidos.
“Estamos tomando providências para que essa má gestão não fique impune”, afirmou Kumar à imprensa.

Relatos de torcedores apontam frustração e sensação de insegurança. “Viajei quase 1.500 quilômetros durante dois dias para estar aqui. Mal consegui vê-lo. Acho que ele saiu rápido porque se sentiu inseguro”, disse Eddie Lal Hmangaihzuala, em entrevista à Reuters.

A chefe do governo de West Bengal, Mamata Banerjee, pediu desculpas publicamente ao jogador e aos torcedores, além de determinar a abertura de uma investigação sobre o ocorrido. “Estou profundamente perturbada e chocada com a má gestão no estádio Salt Lake. Peço sinceras desculpas a Lionel Messi e a todos os amantes do esporte pelo infeliz incidente”, escreveu em suas redes sociais.


Messi está na Índia para cumprir uma agenda que inclui clínicas de futebol para jovens, participação em um torneio de padel e o lançamento de iniciativas de caridade em cidades como Calcutá, Hyderabad, Mumbai e Nova Déli.
A Federação Indiana de Futebol divulgou nota afirmando que não teve qualquer envolvimento na organização do evento que terminou em confusão:

A Federação Indiana de Futebol está profundamente preocupada com os eventos ocorridos no Vivekananda Yuba Bharati Krirangan, onde milhares de torcedores se reuniram para assistir às estrelas do futebol mundial Lionel Messi, Luis Suárez e Rodrigo de Paul.

Este foi um evento privado organizado por uma agência de relações públicas. A AIFF não esteve envolvida na organização, planejamento ou execução deste evento de forma alguma.

Além disso, os detalhes do evento não foram comunicados à AIFF, nem foi solicitada qualquer autorização à Federação. Exortamos todos os participantes a cooperarem plenamente com as autoridades competentes e a manterem a ordem. A segurança de todos os envolvidos deve permanecer a prioridade máxima.

Santos faz 4 a 0 no Fluminense e está na semi da Copinha Feminina

Foto: Reinaldo Campos / Santos FC

Comemoração em um dos gols do Santos no jogo

O Santos está na semifinal da Copinha Feminina 2025. Neste sábado, dia 13, na Ibrachina Arena, em São Paulo, as Sereinhas da Vila dominaram o jogo contra o Fluminense, pelas quartas do torneio, e venceram pelo placar de 4 a 0.

As duas equipes estavam no Grupo E - Embaúba da Copinha Feminina e jogaram na última quarta-feira, dia 10, empatando em 0 a 0, resultado que deixou o Santos em primeiro e o Fluminense em segundo, avançando ambos os times.

Apesar do domínio das Sereias no primeiro tempo, o gol só foi sair aos 43 minutos. Em cobrança de falta pelo lado direito, Evellyn Bonifácio ameaçou cruzar a bola, mas bateu direto, balançando as redes da Ibrachina Arena.

O gol deu ânimo ao Santos, que continou em cima e ampliou antes de terminar a etapa inicial, mais precisamente aos 49'. Em vacilo da defesa do Fluminense, Samara roubou a bola, invadiu a área e serviu Evellyn Bonifácio, que finalizou para a goleira espalmar. No rebote, Samara aproveitou e fez: 2 a 0.

No segundo tempo, aos 7', as Sereinhas da Vila fizeram o terceiro. Em contra-ataque rápido pela linha central do campo, Evellyn Bonifácio tabelou com Samara, invadiu a ára e com um leve toque tirou da goleira, ampliando o marcador na Ibrachina Arena.


O Fluminense, com 3 a 0 contra, não conseguiu esboçar reação e viu o Santos tocar bola, cadenciando o jogo e fazendo o tempo passar. Neste ritmo, as Sereinhas fizeram o quarto aos 42', com Isa Vianna, após bola na trave. Final de jogo e 4 a 0 para o Alvinegro.

Com o resultado, o Santos está na semifinal da Copinha Feminina e aguarda a definição de todos os confrontos das quartas para saber quem será seu próximo adversário no torneio. Já o Fluminense encerra a temporada de 2025 na categoria.

Joia do Atlético Mineiro, Riquelme se destaca pela Seleção Brasileira Sub-16

Foto: Richard Ramirez

Meia marcou dois gols e deu uma assistência em dois jogos pela amarelinha

O meia Riquelme, promessa da base do Atlético Mineiro, foi um dos destaques da Seleção Brasileira sub-16 nessa última convocação, marcando dois gols e dando uma assistência nos dois amistosos contra o Paraguai. 

“Estou muito feliz por realizar um sonho e ter vivenciado esses momentos com a Seleção Brasileira. Consegui desempenhar bem durante esse período, que foi de muito aprendizado e evolução”, comentou Riquelme.

Em 2025, Riquelme foi campeão do Campeonato Mineiro e Brasileiro pelo sub-17 do Galo. No estadual, o meia foi autor do gol que garantiu o título atleticano, e terminou como garçom da equipe no nacional.

Com apenas 16 anos, Riquelme se prepara para a disputa da sua primeira Copinha, a maior competição de futebol de base do país. 


“Vou trabalhar muito para que eu consiga dar o meu melhor dentro de campo, e espero também seguir conquistando o meu espaço”, ressaltou a jovem promessa do Galo. 

O Atlético, de Riquelme, está no grupo 29 da Copa São Paulo, ao lado de Audax-SP, União-MT e QFC-RN.
Proxima  → Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Aceisp

Total de visualizações