Locomotiva Grená empata por 1 a 1 no tempo normal e vence por 3 a 1 nas penalidades, garantindo classificação inédita no torneio
Foto: Laila Pecorari / Desportiva Ferroviária
Classificação da Desportiva foi definida nas penalidades
A Desportiva Ferroviária está classificada para a segunda fase da Copa do Brasil 2026. No jogo de abertura da competição, realizado na noite desta terça-feira de Carnaval, a Locomotiva Grená empatou por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa-RJ no tempo normal e venceu por 3 a 1 nas cobranças de pênaltis, no estádio Lourival Gomes, em Saquarema.
A classificação é histórica: em sua 10ª participação no torneio, o clube capixaba alcança pela primeira vez a segunda fase.
Primeiro tempo equilibrado
A etapa inicial foi marcada pelo equilíbrio. O Sampaio Corrêa-RJ começou pressionando a saída de bola e levou perigo logo nos primeiros minutos, exigindo boa defesa do goleiro Pedro Zanette em finalização de Luan Gama.
A Desportiva respondeu ao longo do tempo, apostando nas jogadas pelos lados e nos contra-ataques. A melhor chance grená saiu dos pés de Ruan, que acertou o travessão após lançamento de Mariano. Apesar das oportunidades, o placar permaneceu zerado até o intervalo.
Emoção até o fim no tempo normal
O segundo tempo foi mais movimentado. Depois de boas intervenções de Pedro Zanette, a Desportiva abriu o placar aos 24 minutos. Tiago Moura acertou um belo chute de direita e marcou um golaço para a equipe capixaba.
Na reta final, o Sampaio Corrêa-RJ aumentou a pressão e chegou ao empate aos 42 minutos, quando Octávio converteu pênalti sofrido por Pablo. Nos acréscimos, o time da casa ainda desperdiçou duas grandes oportunidades, mantendo o 1 a 1 e levando a decisão para as penalidades.
Desportiva leva a melhor nos pênaltis
Nas cobranças, a Desportiva mostrou eficiência e contou com erros do adversário. Tiago Moura, Mariano e Gilberto Santos marcaram para a Locomotiva. Pelo lado do Sampaio, Matheus Goiano acertou a trave, Guilherme isolou, Kiezinha parou em defesa de Zé Carlos e Lecaros chutou para fora, confirmando a vitória grená por 3 a 1.
Próximo adversário e premiação
Com a classificação, a Desportiva garante mais R$ 830 mil em premiação, somados aos R$ 400 mil recebidos pela participação na primeira fase.
Na próxima etapa, a equipe enfrenta o Sport em jogo único, marcado para o dia 5 de março, às 19h (de Brasília), com mando de campo do time capixaba.
Foco volta aos estaduais
Após a partida pela Copa do Brasil, as equipes voltam as atenções para os campeonatos estaduais. O Sampaio Corrêa-RJ recebe a Portuguesa-RJ na sexta-feira, às 20h, em Saquarema. Já a Desportiva enfrenta o Vilavelhense no domingo, às 16h, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

