Real Brasília surpreende e anuncia encerramento do futebol feminino

Foto: @juliocsphoto

Time campeão do Candango Feminino de 2024

O último dia do ano trouxe uma notícia impactante para o futebol feminino do Distrito Federal. Na noite desta quarta-feira, dia 31, o Real Brasília anunciou o encerramento das atividades do seu departamento feminino a partir da temporada de 2026. A decisão põe fim a um projeto iniciado em 2019, que se consolidou nacionalmente com crescimento esportivo, títulos e presença frequente na elite da modalidade.

O ingresso do clube no futebol feminino nasceu de um projeto estruturado, criado para suprir a carência de equipes na categoria no DF. Logo no primeiro ano, o Real Brasília conquistou o Campeonato Candango e iniciou uma trajetória de ascensão rápida, que culminou no acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro em 2020. Desde então, o time manteve-se por cinco temporadas consecutivas na principal divisão do futebol feminino nacional.

Apesar dos resultados esportivos, o projeto passou a conviver com dificuldades financeiras e operacionais. Nos últimos anos, o clube acumulou problemas relacionados a atrasos salariais e dívidas com atletas de elencos anteriores e do grupo atual. Esses fatores tiveram peso determinante para a decisão de interromper definitivamente o funcionamento do departamento feminino e abrir mão da vaga na Série A1 do Brasileirão Feminino.

Em nota oficial, o Real Brasília explicou que a pandemia da Covid-19 e entraves administrativos afetaram diretamente a sustentabilidade do projeto. A diretoria destacou que, durante determinado período, conseguiu manter compromissos trabalhistas e esportivos em dia, mas reconheceu o desgaste institucional e as dificuldades externas enfrentadas ao longo do processo, que contribuíram para o encerramento das atividades neste momento.

Mesmo com o direito esportivo assegurado para disputar novamente a elite nacional em 2026, a ausência de um patrocínio máster considerado viável inviabilizou a continuidade do futebol feminino no clube. A decisão acontece às vésperas de um novo ciclo da modalidade no país, com o Brasil confirmado como sede da próxima Copa do Mundo Feminina, o que amplia o impacto simbólico da saída do Real Brasília do cenário nacional.

Ao final do comunicado, o clube agradeceu às atletas, comissões técnicas, funcionários e torcedores que fizeram parte da história do projeto e destacou o orgulho pelos resultados conquistados ao longo dos últimos anos.


Confira o comunicado:
O Real Brasília, em 2019, foi procurado por atletas que não possuíam clube para disputar o Campeonato Feminino. Após estudos internos, o clube aceitou estruturar a modalidade, formando uma equipe que se sagrou campeã do Distrito Federal já em seu primeiro ano de competição, feito que se repetiu por seis temporadas consecutivas.

Essa decisão foi tomada em prestígio ao futebol feminino, mesmo não havendo, à época, obrigação regulamentar para a manutenção da modalidade, uma vez que o clube não disputava competições nacionais no futebol masculino.

Assim, já em 2020, o Real Brasília disputou o Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 e obteve êxito na classificação para a Série A1 (Primeira Divisão do Campeonato Nacional Feminino), na qual se manteve por cinco temporadas consecutivas, inclusive garantindo o direito esportivo de participação na Série A1 em 2026.

Ao longo dessa caminhada, o clube enfrentou inúmeros desafios e barreiras, entre eles episódios de difamação injusta que lhe causou severos prejuízos, o período da pandemia de COVID-19, no qual todos os contratos e salários foram mantidos rigorosamente em dia, e, mais recentemente, uma apenação aplicada sem que tivesse sido assegurado o elementar direito de defesa. Tais situações estão sendo enfrentadas com as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

No entanto, apesar de inúmeras diligências realizadas na busca pela manutenção da modalidade, o clube se encontra diante de impasse insuperável, pois não obtivemos a continuidade do patrocínio master, o que torna inviável a participação do Real Brasília no Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 na temporada de 2026.

Mesmo reconhecendo a importância da modalidade e às vésperas da realização do Campeonato Mundial de Futebol Feminino no Brasil, somos forçados, pelas circunstâncias, a tomar essa difícil, porém responsável, decisão.

Registramos nossos mais sinceros agradecimentos a todas as atletas, profissionais, comissões técnicas e colaboradores que contribuíram para essas relevantes conquistas, incluindo a permanência por seis temporadas na Primeira Divisão do futebol feminino nacional, reconhecendo a competência e a excelência do trabalho desenvolvido por esses profissionais, que deixaram marcada a presença do Real Brasília no cenário do futebol feminino local e nacional.

Que tenhamos todos um ano de 2026 pródigo de bênçãos e conquistas.

Cordialmente,

Real Brasília Futebol Clube
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Aceisp

Total de visualizações