Mohamed El Yamani - o Salah dos anos 2000 que o Egito não teve

Por Diego Dantas
Foto: arquivo

Mohamed El Yamani comemorando gol

O ano era 2001 e a seleção egípcia conquistara um honroso terceiro lugar no na Copa do Mundo sub-20 realizada na Argentina. Jogadores como Mohamed Shawky, Hossam Ghaly e Sherif Ekramy começariam a aparecer ao cenário internacional e se tornariam nomes importantes na seleção a partir dali mas um nome em específico se tornou destaque logo de cara: com quatro gols no torneio, o atacante Mohamed El-Yamani era a sensação dos faraós no momento.

Único atleta atuando fora do país entre os convocados para o mundial da categoria, El Yamani pertencia ao Standard Liége da Bélgica e seu desempenho no torneio chamou a atenção de gigantes do futebol europeu. Apesar do assédio do Bayern de Munique e do Tottenham, foi a Juventus que convenceu os belgas e fechou negócio para ter o talento egípcio em seu plantel para a temporada 2001/02, todavia um acidente de carro mudaria todo o percurso na carreira que estava trilhada para El Yamani. Em julho de 2001, a caminho do aeroporto, o pneu de seu carro estourou, fazendo com que o atacante perdesse o controle do veículo, resultando em um acidente que lhe causou fraturas, ossos quebrados e uma hemorragia cerebral que culminou à perda de memória. Contudo, El Yamani sobreviveu mas devido as sequelas do acidente, precisou ficar hospitalizado por alguns meses, inviabilizando qualquer possibilidade de transferência para a Juventus.

Na sequência da carreira, El Yamani seria emprestado para o KV Mechelen em janeiro de 2003, retornando ao clube de origem poucos meses depois. No ano seguinte, retornaria ao seu país natal onde defendeu o gigante Zamalek além dos modestos Al Ittihad de Alexandria e El Shams mas sem o mesmo brilho tal qual nos primórdios de sua carreira.


Em 2010, o futebol europeu abriria as portas novamente para El Yamani, quando o atleta acertou com o Floriana da primeira divisão de Malta e desta vez, teve certo prestígio ao ajudar a equipe a terminar a temporada com o título da Copa de Malta e com o vice-campeonato da Liga Maltesa, dando direito a equipe disputar a Liga Europa da temporada 2011/12. Porém, ainda em 2011 o atleta rescindiria o contrato com o Floriana e finalizaria ali sua carreira.

Pela seleção egípcia, apesar do bom papel com os Faraós no Mundial sub-20 de 2001, o sucesso não se repetiu na equipe principal. El Yamani defendeu a seleção em apenas duas oportunidades, com somente 1 gol marcado em amistoso contra a Nigéria em Abuja.
Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Aceisp

Total de visualizações