Brasileirão Série A 2026 começa nesta quarta-feira

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Troféu do Brasileirão

A bola vai rolar para o Brasileirão Série A 2026. Mais cedo que nos últimos anos, a competição começa nesta quarta-feira e conta mais uma vez com 20 equipes e será em pontos corridos. O certame vai parar no meio do ano, quando estiver ocorrendo a Copa do Mundo.

Uma das principais alterações em relação ao ano passado envolve o limite de partidas para que jogadores possam trocar de clube durante o Brasileirão. Até a edição de 2025, vencida pelo Flamengo, um atleta só podia se transferir se tivesse disputado no máximo seis jogos. A partir de 2026, esse número dobra: o limite passa a ser de 12 partidas.

Outra novidade está na classificação para a Conmebol Libertadores. Até 2025, os quatro primeiros colocados garantiam vaga direta na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto iam para as fases preliminares.

A partir da próxima temporada, o Brasileirão passará a oferecer quatro vagas diretas e uma para a fase preliminar da principal competição continental. A mudança se deu porque a Copa do Brasil classificará dois clubes para o principal torneio da Conmebol a partir de 2026.

O campeão da Copa do Brasil garantirá fase para a fase de grupos da Libertadores. O vice, para a fase preliminar. No entanto, caso o campeão tenha obtido vaga na fase de grupos por outro caminho, o vice herdará o lugar direto nos grupos da Libertadores. Caso clubes classificados à Libertadores cheguem à final da Copa nacional, as vagas vão para o Brasileiro.

— (...) Quando o Campeão da Copa do Brasil obtenha acesso à CONMEBOL Libertadores de 2027 através de outras Competições, a vaga direta da Copa do Brasil será redirecionada ao Vice-Campeão da Copa do Brasil, retornando a vaga para a Pré-Libertadores a que este faria jus para ser repassada ao Clube mais bem colocado no Brasileirão Série A, excluídos os Clubes já classificados — diz o regulamento.

As vagas via Brasileirão a partir de 2026:

O Campeão acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 2º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 3º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 4º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 5º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase preliminar.


Confira a lista de treinadores:

Athletico-PR: Odair Hellmann
Atlético-MG: Jorge Sampaoli
Bahia: Rogério Ceni
Botafogo: Martín Anselmi
Bragantino: Vagner Mancini
Chapecoense: Gilmar dal Pozzo
Corinthians: Dorival Júnior
Coritiba: Fernando Seabra
Cruzeiro: Tite
Flamengo: Filipe Luís
Fluminense: Luis Zubeldía
Grêmio: Luís Castro
Internacional: Paulo Pezzolano
Mirassol: Rafael Guanaes
Palmeiras: Abel Ferreira
Remo: Juan Carlos Osorio
Santos: Juan Pablo Vojvoda
São Paulo: Hernán Crespo
Vasco: Fernando Diniz
Vitória: Jair Ventura


0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Aceisp