Por Diego Dantas
Foto: arquivo / Diário da Manhã

Túlio Maravilha foi para a Canedense com mais de 37 mil ligações
Em tempos de transição de uma temporada para a outra no calendário nacional, uma das pautas mais relevantes são de fato os campeonatos estaduais. Considerado o marco zero de todo começo de temporada no futebol brasileiro, os estaduais ainda têm seu charme embora em algumas praças como São Paulo, há uma legião de torcedores que é a favor do fim ou da diminuição de datas. Em todo caso, relembraremos quando uma federação realizou um "Draft" para movimentar o estadual local.
Em 2007, a Federação Goiana de Futebol lançou o Projeto Craques do Goianão. A época, a FGF contratou diretamente 12 atletas, que seriam "leiloados" via telefonema dos torcedores. Foram registradas mais de 95 mil ligações entre 30 de novembro e 27 de dezembro de 2006. Com 37.170 telefonemas, correspondentes a 38,26% do total de ligações, a Canedense - estreante na elite de Goiás - teve o direito de ser o primeiro time a escolher um jogador para o compor o elenco. O escolhido, foi o veterano Túlio Maravilha que ajudara a equipe a conseguir o acesso para o Goianão na temporada anterior e já visava fazer o milésimo gol em sua carreira. Em segundo lugar, o Atlético com 14.617 - ou seja, 15% das ligações - optou pelo meia Anaílson ex-São Caetano e se tornaria ídolo, atuando pelo Dragão por cinco temporadas, até deixar o clube em 2011.
No fim das contas, o título ficou com o Atlético que bateu o Goiás no placar agregado de 4 a 3, com o gol do título marcado pelo próprio "draftado" Anaílson. Pelo lado do Goiás, o meia Gian seria o escolhido da torcida pelas ligações e sequer entrou na final. Túlio Maravilha foi vice artilheiro do certame com 16 gols, ajudando a Canedense a se manter na elite estadual e também vale destacar o meia Esley, do CRAC de Catalão com seus 8 gols no campeonato. Por outro lado o meia Tiano ex-Brasiliense e Sinval ex-Portuguesa de Desportos não conseguiram evitar os rebaixamentos de Goiânia e Rioverdense respectivamente.

A seguir, confira as escolhas de cada time para a disputa do estadual:
Anapolina - Bruno Reis - 1.610 ligações
Atlético - Anaílson - 14.617 ligações
Canedense - Túlio Maravilha - 37.170 ligações
CRAC - Esley - 979 ligações
Goiânia - Tiano - 2.956 ligações
Goiás - Gian - 3.529 ligações
Itumbiara - Aldrovani - 8.825 ligações
Jataiense - Yan - 1.840 ligações
Mineiros - Paulinho Kobayashi - 3.078 ligações
Rioverdense - Sinval - 151 ligações
Trindade - Fabio Luís - 10.396 ligações
Vila Nova - Alex Oliveira - 10.278 ligações



0 comentários:
Postar um comentário