Arte: FPF

Poucas horas depois de anunciar a tabela básica do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol divulgou o regulamento da competição. E a grande dúvida não foi esclarecida, já que o documento deixa em aberto a final do certame com um ou dois jogos.
O artigo 14 do regulamento diz o seguinte: "A fase final da Competição será disputada pelos 2 (dois) Clubes
classificados na fase semifinal, que disputarão entre si, em partida única, ou em
turno e returno, conforme oportuno alinhamento entre a FPF e a CBF".
Tudo isto porque o calendário nacional do futebol masculino profissional de clubes de 2026, feito pela CBF, prevê no máximo 11 datas para os campeonatos estaduais. O Campeonato Paulista da próxima temporadada terá oito rodadas na primeira fase (contra 12 de 2025), uma data para as quartas de final (o mesmo deste ano) e uma para as semifinais (eram duas).
Isso deixaria apenas uma data para a decisão. Porém, como o Paulista é o estadual com mais clubes (16), a FPF ainda tenta com a CBF uma outra data para fazer a final em dois jogos. A entidade que rege o futebol do estado esperava já ter conseguido isto até a quinta-feira, dia 28, mas pelo o que está no regulamento, não teve a repostas positiva, mas ainda vai tentar.
Em caso de jogo único na decisão, o mandante da partida será a equipe de melhor campanha, com empate indo para as penalidades. Já se for em dois jogos, o time que tiver mais pontos faz a segunda partida em casa e se houver igualdade em pontos e saldo de gols, o campeão será definido nos pênaltis.

Atletas - Outra novidade é a quantidade de jogadores que os times podem utilizar. Cada clube poderá inscrever 35 atletas na lista A, contra 30 da edição anterior, e uma lista B, esta apenas com jogadores formados pela própria agremiação, sem limite, a partir dos 16 anos de idade. 10 da lista B podem ser relacionados para uma partida, sendo apenas cinco sem contrato profissional.
Não há limite para inscrição de atletas estrangeiros na competição. Porém, apenas sete poderão ser relacionados para uma partida. Só como comparação, no Campeonato Brasileiro, nove jogadores de outras nacionalidades podem estar em um jogo por clube, somando titulares e reservas.



0 comentários:
Postar um comentário