Por Diego Dantas
Foto: reprodução

A bola ficou dentro da neve. Literalmente!
O Atlético Ottawa é o grande campeão canadense de 2025! No último domingo (9), debaixo de muita neve, a filial canadense do Atlético de Madrid recebeu o Cavalry FC em casa, no Estádio TD Place pela grande final da primeira divisão canadense de futebol, a Canadian Premier League. É a primeira vez que uma equipe da capital é campeã nacional de futebol, mesmo se considerarmos tanto as antigas Canadian Professional Soccer League (1983) e a Canadian Soccer League (1987-1992).
Sob forte nevasca que castigou o TD Place e por consequência, provocou uma interrupção para retirada do excesso de neve, a partida começou com tentativas de ataque sem muita precisão nos dois lados. Só aos 30, o Cavalry teve sua grande chance: Ntignee carregou a bola pela esquerda e foi derrubado na grande área por Kevin dos Santos, O árbitro Michael Venne assinalou a penalidade máxima, na qual o experiente Fraser Aird converteu para abrir o placar a favor da Cavalaria na final da CanPL.
Seis minutos depois, o Ottleti conseguiu o empate épico: após disputa de bola na grande área, o mexicano David Rodriguez aproveitou o quique da bola e arrematou de bicicleta para a meta defendida por Marco Carducci e igualar o marcador na final da liga e dando assim números finais no placar durante os 90 minutos.
Todavia na prorrogação, o Ottleti conseguiu a virada e novamente com David Rodriguez. Com o campo menos castigado pela neve, o ala recebeu lançamento de Manny Aparício e aproveitou saída errada do goleiro Carducci, para encobrir o guarda-metas adversário, dando números finais a partida e ao campeonato canadense de 2025.
Fundado em 29 de janeiro de 2020, a equipe é uma das filiais do Atlético de Madrid pelo mundo, tal qual o Atlético de San Luis Potosí, no México. A equipe, que chegou a terminar na última posição da liga em 2021, agora desfruta do status de campeã nacional, além de garantir vaga inédita da Copa dos Campeões da Concacaf em 2026 e contar com o artilheiro da liga, o atacante Samuel Salter, com 20 gols que também se tornou o maior artilheiro de uma única edição da liga e maior artilheiro da história da competição, que teve su primeira temporada disputada em 2019.

Ficha Técnica
Atlético Ottawa: Ingham; Mbomio, Abatneh e Cloutier; Castro (Sissoko, 68'), Aparicio (Kevin Ortega, 120+2), Kevin dos Santos e Antinoro (Walker, 120+2); David Rodriguez (Zapater, 109), Ballou Tabla (Patterson, 86') e Salter. Técnico: Diego Mejia
Cavalry: Carducci; Aird, Klomp, Field (Diego Gutierrez, 90') e Gherasimencov (Kamdem, 64'); Kobza, Shome (Baldisimo, 105'), Ali Musse (Sérgio Camargo, 79'), Warschewski e Ntignee; Caniggia Elva (Sellouf, 105'). Técnico: Tommy Wheeldon Jr.
Gols: Fraser Aird (CAV), aos 33' do primeiro tempo, Rodriguez aos 40' primeiro tempo e aos 107' da prorrogação.
Cartões amarelos: ATO: Salter, aos 45', Sissoko, aos 75', Abatneh, aos 91' e Antinoro aos 120' / CAV: Gherasimencov aos 50', Shome aos 82', Ntignee aos 114' e Kobza aos 116'.



0 comentários:
Postar um comentário