Foto: Thaísa Gigo / @thaisagigo / Mochila Press

Equipe do Pinda Ferroviária na decisão da Taça Paulistana
Depois de conquistar a Taça Paulistana, algo como a segunda divisão do Paulista Feminino, o Pinda Ferroviária abriu mão de disputar a Copa Paulista, competição que define a última vaga de São Paulo no Brasileirão Feminino A3 2026, na qual o clube ainda não tem e era o favorito para conquistá-la.
Às 17h02 da sexta-feira, dia 21, a partida entre Realidade Jovem e Pinda Ferroviária, marcada para este sábado, dia 22, às 15 horas, no Estádio João Mendes Athayde, em São José do Rio Preto, foi suspensa e marcada como WO para o time mandante, que está garantido nas semifinais.
Na tabela da Copa Paulista Feminina, a FPF colocou o seguinte comunicado. "Desistência de clube (Após início do campeonato). O Pinda Ferroviária, nesta data, oficialmente comunicou que não irá à partida da Primeira Fase Copa Paulista Feminina".

Confirmação da desistência
O Pinda Ferroviária, até o momento desta reportagem, não se pronunciou sobre o porque desistiu da partida, abrindo mão da disputa da competição.
Brasileirão Feminino A3 - Com esta decisão, o Pinda Ferroviária poderia estar abrindo mão de disputar o Brasileirão Feminino A3 de 2026. O regulamento do Paulista Feminino diz o seguinte:
Art. 68 - Excluídos os Clubes que já tenham vaga assegurada no Campeonato Brasileiro Feminino A1 e A2 de 2026, concluída a Competição, a indicação dos 02 (dois) Clubes classificados para disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2026, se dará pela classificação final do 28º Campeonato Paulista de Futebol Feminino Primeira Divisão - Paulistão Feminino Sicredi - 2025.
Parágrafo Único - Caso seja necessário a complementação de Clubes, para a indicação das vagas destinadas ao Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2026, a indicação se dará pela classificação final da Copa Paulista de Futebol Feminino - 2025.
Como no Paulista Feminino o único clube que não estava na A1 ou A2 era o Realidade Jovem, a equipe de São José do Rio Preto conquistou a vaga na A3 2026 automaticamente. O São José, apesar de ter jogado a Taça Paulistana, também tinha garantida a participação na A3 por ter sido rebaixado da A2 neste ano, não entrando na vaga via estadual.

Como Red Bull Bragantino, Santos (ambos na A1), AD Taubaté (A2), Realidade Jovem e São José (A3), participantes da Copa Paulista, já estão com vagas garantidas em competições nacionais, Pinda Ferroviária, Mauaense e Centro Olímpico brigariam pela última classificação para o Brasileirão Feminino A3.
Agora, fica a pergunta: se Mauaense e Centro Olímpico perderem seus jogos, respectivamente, para Taubaté e Red Bull Bragantino, por mais de três gols de diferença, o Pinda Ferroviária, com uma derrota por WO (por 3 a 0), estaria no Brasileirão Feminino A3 ou como não foi a campo na competição estaria eliminado desta chance? Com a resposta, a Federação Paulista de Futebol.



0 comentários:
Postar um comentário