Definido os grupos do Campeonato Catarinense 2026

Arte: FCF


O Campeonato Catarinense 2026 começou a ser organizado fora das quatro linhas. Nesta segunda-feira, dia 13, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) realizou o Conselho Técnico da principal competição estadual, que definiu o novo regulamento, o formato de disputa e o calendário da próxima temporada.

O Estadual começará em 7 de janeiro e terminará em 8 de março, com um total de 12 datas. Com o novo formato, todas as equipes da elite catarinense disputarão entre 10 e 12 partidas.

Novo regulamento - A principal mudança em relação às edições anteriores está na divisão dos 12 clubes em dois grupos. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B, totalizando seis rodadas — com três jogos em casa e três como visitante.

Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos de cada grupo disputarão o quadrangular do rebaixamento. Grupos definidos conforme a colocação de 2025:

Grupo A: Avaí (1º Série A), Camboriú (2º Série B), Concórdia (10º Série A), Marcílio Dias (8º Série A), Brusque (6º Série A) e Joinville (4º Série A).

Grupo B: Chapecoense (2º Série A), Carlos Renaux (1º Série B), Barra FC (9º Série A), Figueirense (7º Série A), Criciúma (5º Série A) e Santa Catarina (3º Série A).

Taça Fort Atacadista – título catarinense - O campeão estadual será definido na Taça Fort Atacadista. As quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta, com confrontos dentro do próprio grupo. Os dois finalistas garantem vaga na Copa do Brasil 2027 e também na Copa Sul/Sudeste 2027. Além disso, os dois melhores colocados sem vaga em competições nacionais se classificam para a Série D 2027.

Taça ACESC 70 Anos – a novidade da temporada - Uma das principais novidades é a Taça ACESC 70 Anos, que definirá uma terceira vaga catarinense na Copa do Brasil 2027. Os times eliminados nas quartas de final da Taça Fort Atacadista disputarão uma repescagem:

Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2
Perdedor Jogo 3 x Perdedor Jogo 4

Esses confrontos serão em ida e volta. Os vencedores enfrentarão os eliminados das semifinais em partida única. A decisão está prevista para jogo único, mas poderá ocorrer em duelos de ida e volta caso não haja clubes catarinenses atuando pela Copa do Brasil na data-base (8 de janeiro). Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis — tanto na Taça Fort Atacadista quanto na Taça ACESC 70 Anos.


Quadrangular do rebaixamento - Os quatro últimos colocados disputarão entre si, em turno e returno, o quadrangular do descenso. O melhor quinto colocado da primeira fase começará a disputa com um ponto de vantagem. Apenas o campeão do quadrangular permanecerá na Série A em 2027; os três últimos serão rebaixados à Série B. A medida visa adequar o calendário catarinense ao novo cronograma da CBF, que entra em vigor a partir do próximo ano.

Conselho Técnico - A reunião foi conduzida pelo presidente da FCF, Rubens Angelotti, com participação do secretário-geral Cláudio Gomes, do diretor de competições Carlos Crispim, do procurador jurídico Rodrigo Capella e do diretor de arbitragem Kleber Lúcio Gil. Entre os temas debatidos, estiveram a adoção do sistema multibolas (com cones) para agilizar reposições de jogo e o uso do VAR em partidas do Estadual.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações