Flávio Minuano no Fluminense

Foto: arquivo

Flávio Minuano em sua fase no Fluminense

Um dos grandes centroavantes que o futebol brasileiro já conheceu, Flávio Almeida da Fonseca, o Flávio Minuano, está completando 80 anos neste 9 de junho de 2024. Entre 1969 e 1971, o atacante jogou no Rio de Janeiro defendendo o Fluminense.

Flávio, que nasceu em Porto Alegre, em 9 de junho de 1944, e estreou no Internacional em 1961, com apenas 17 anos. Em 1965, deixou o Colorado e foi para São Paulo defender o Corinthians, onde ficou até 1969, indo para o Fluminense.

Sua estreia no Tricolor deu-se contra o Madureira Esporte Clube, quando o Fluminense venceu por 6 a 1 no Maracanã em 15 de março de 1969, perante 32.430 torcedores pagantes, quando marcou três gols. Era uma época de clássicos com o Maracanã lotado e mais de 171.000 pagantes na final deste campeonato um Fla-Flu no qual o Fluminense venceu por 3–2, de virada, com Flávio sendo o grande nome da conquista.

No Robertão de 1970 não pôde jogar as últimas quatro partidas, vindo a perder a artilharia nacional na última rodada, por diferença de um gol, para Tostão, mas foi campeão. Em 1971, ainda conquistaria o Campeonato Carioca.

O grande centroavante Flávio atuou no Fluminense entre 1969 e 1971 e fez inacreditáveis 115 gols, levando em consideração o nível técnico da época e os poucos jogos do calendário, Flávio um exímio artilheiro contribuiu muito com os títulos de campeão Carioca de 69 e 71 e o Robertão de 70.

Há quem dia que ele fez mais gols que o Pelé. O próprio Flávio disse que nunca se preocupou em contabilizar seus tentos e também não tinha a badalação do rei, por isso não se preocupava em documentar sua marca.

Após a sua passagem pelo Fluminense, Flávio se transferiu para o Futebol Clube do Porto, de Portugal, onde manteve a fama de matador, tendo disputado 90 partidas, marcando 54 golos.


Voltou para o Brasil e para o Internacional em 1975, reestreando num Grenal (dia 13 de julho) em que marcou um gol logo aos 4 minutos, ajudando a construir a vitória do Inter por 2–1. Quatro semanas depois, na decisão do Campeonato Gaúcho, em novo Grenal, Flávio marcou na prorrogação o único gol da partida, dando ao Inter o título de heptacampeão.

Nos meses seguintes, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1975, ajudando a construir o primeiro título nacional de um clube gaúcho. Em 1977, transferiu-se depois para o Esporte Clube Pelotas, pelo qual foi artilheiro do Campeonato Gaúcho. Ainda jogou depois em outros clubes, como Santos, Figueirense, Brasília e o boliviano Jorge Wilstermann, onde encerrou a carreira em 1981.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações