Contratação de Mourinho é tentativa ousada do Fenerbahçe de voltar aos tempos de glória

Por Lucas Paes
Foto: Reuters/Urnit

Mourinho chegou ao Fener

Apesar de fazer parte de uma liga bastante periférica em relação ao futebol europeu, o Fenerbahçe ficou relativamente conhecido no Brasil nos anos 2000 devido a ser o time onde Alex virou não só um ídolo como quase uma divindade. Mas, após o glorioso período do carequinha, onde inclusive o Fener chegou a ficar muito próximo de chegar a uma semifinal de Liga dos Campeões em 2008 (e caso o fizesse não seria um absurdo ser finalista) o time auriazul entrou num hiato que já dura 10 anos sem sequer conquistar o nacional. Depois da dor recente da perda do título para o Galatasaray, o Fener ousou e trouxe José Mourinho para ser seu treinador.

Mourinho é um nome que praticamente faz desnecessário qualquer tipo de apresentação. O português é provavelmente o segundo maior nome entre os treinadores atuais e divide o protagonismo dos anos recentes com Ancelotti, Jurgen Klopp e com o infernal Guardiola. Dono de dois títulos da Liga dos Campeões, conquistados pelo Porto e pela Inter, Mou ganhou títulos em todos os times que passou com exceção do Tottenham e é responsável pela última vez em que o Manchester United fez uma campanha de vice-campeonato inglês. O português dispensa apresentações.

O Fenerbahçe a bem da verdade vive um momento ruim nos últimos anos. A equipe teve uma derrocada a nível local principalmente depois de enfrentar problemas com um caso de manipulação de resultados que acabou inclusive o suspendendo de competições europeias. Desde então, o Fener pareceu nunca mais se recuperar e viu o Galatasaray, principalmente, mas o Besiktas também assumir um protagonismo maior dentro da Turquia. Já são 10 anos sem ganhar um título da Superlig, tendo ganho algumas copas nesse período, inclusive na temporada passada.

Mourinho parece ser mais uma tentativa dos canários de voltar a ganhar o campeonato turco. A equipe conta em seu elenco com nomes interessantes, como Dzeko, destaque na recente campanha de vice da Champions da Internazionale, o volante brasileiro Fred, o sérvio Tadiç. outrora destaque de uma campanha europeia histórica do Ajax, entre outros nomes, com Mourinho, essa tentativa chega a seu momento mais midiático, mas talvez não tão bem pensado, já que o último título de liga do portuga foi em 2015, com o Chelsea. 


Já para Mourinho o Fener parece ser mais um passo da admissão de que talvez ele não tenha mais o nível de elite como treinador que um dia teve. Não há como questionar o sucesso de José Mourinho no futebol, mas hoje é difícil que algum time com pretensões grandes no futebol contrate o Special One, que outrora seria uma escolha fácil. Todo auge tem seu fim e o de José talvez tenha chego ao seu final, o que não significa que ele não possa continuar sendo vencedor num escalão menor. 

Restará ver agora qual será o final de Mourinho com o Fenerbahçe. Assim como na Inter, terá uma torcida apaixonada ao seu lado, já que sua apresentação já lotou o Şükrü Saraçoğlu. Talvez viva, como viveu na Internazionale e até na Roma recentemente uma relação forte com o torcedor, que pode fazer com que o trabalho dê certo e, é claro, se o Special One der certo em Istambul, é possível até que vejamos o Fener voltar a ser protagonista de surpresas na Europa. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações