Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Fabio Capello quando jogava pelo Milan
Fabio Capello foi um grande volante italiano, com passagens pela Seleção Italiana e por gigantes clubes nacionais. Ele construiu uma belíssima história em seu país, principalmente quando viveu seu auge atuando pela Juventus por sete temporadas.
O jogador nasceu em San Canzian d'Isonzo, na Itália, no dia 18 de junho de 1946, e começou a sua carreira na base do SPAL, um time pequeno nacional. Capello ficou apenas uma temporada com a equipe de base e, rapidamente, ganhou destaque para subir para o profissional.
Em 1964 estreou no profissional, mas no inicio acabou tendo poucas oportunidades na equipe. Capello foi consegui se firmar no time em 1966, quando passou a atuar com mais frequência e tomou conta do meio-campo do SPAL.
Por conta das boas atuações foi contratado pela Roma em 1967. Foram três temporadas de alto nível pela equipe, fazendo valer o investimento feio no jovem meio-campista.
Pela Roma, o jogador conseguiu conquistar seu primeiro título no profissional, que foi a Taça da Itália em 1968-69, e essa foi sua última temporada pelo clube. Em 1969, Capello acabou sendo contratado pela Juventus, um dos maiores clube do continente e do mundo.
Capello conseguiu conquistar sua posição e viveu sua melhor fase na carreira atuando pela Velha Senhora. No inicio acabou não conquistando títulos, ficou em branco algumas temporadas, mas isso terminou em 1971.
Na temporada 1971-72, a equipe da Juve fez grandes atuações e conquistou o Campeonato Italiano. O time fez uma excelente campanha, ganhando com muito merecimento o Scudetto e colocando o clube de volta ao caminho dos grandes títulos.
O momento continuou na outra temporada, 1972-73, e a equipe novamente fez excelentes atuações e conquistou o bicampeonato italiano. Porém, na temporada seguinte, o clube não conseguiu manter o ritmo e acabou passando em branco.

Para a alegria dos torcedores da Velha Senhora, a equipe voltou a ter grandes atuações e voltou a conquistar mais uma vez o Campeonato Italiano, o terceiro na prateleira de Capello. Porém, na temporada 1975-76, a sua última pelo clube, ele acabou caindo de rendimento e perdendo um pouco de espaço, ficando alguns jogos no banco de reservas.
Ao final da temporada, Capello acabou sendo negociado com o Milan e deixou a equipe da Juventus. Pela Velha Senhora foram 209 jogos e 33 gols marcados, além dos três títulos nacionais.
0 comentários:
Postar um comentário