Olympiakos faz história, vence a Fiorentina e conquista o título da Conference League

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/UEFA Conference League

Festa grega em Atenas
 
Até o final dos 120 minutos da decisão da Conference League, a melhor campanha de um time grego em competições continentais no futebol profissional era um vice do Panathinaikos na Liga dos Campeões, pois não é mais. Jogando praticamente "em casa", na OPAP Arena, em Atenas, o Olympiakos bateu a Fiorentina na prorrogação por 1 a 0, na tarde desta quarta, dia 29, noite na capital grega e conquistou o título da Conference League. É um momento histórico para o futebol local, somando a própria façanha da base do time alvirrubro, que conquistou a Youth League neste ano. 

Para o Olympiakos, a partida em si já era histórica. O time grego, que já é responsável pelo único título continental de um time do país em qualquer categoria no futebol, já que ganhou recentemente a Youth League, chegou a decisão surpreendendo o Aston Villa e vencendo os ingleses nos dois jogos da semifinal. Já a Viola chegou a decisão batendo o Brugge, emplacando sua segunda vez consecutiva na decisão da Conference, já que ano passado ela perdeu a decisão para o West Ham United. 

Diferente do roteiro comum a finais, o jogo começou agitadíssimo. O Olympiakos obrigou o goleiro Terracciano a trabalhar muito cedo, mas viu a Viola responder num chute perigosíssimo de Bonaventura. Aos nove minutos, Milenkovic chegou a abrir o placar, mas ele estava impedido. O ritmo diminuiu um pouco depois dos 10 minutos. Aos 20', a Viola teve uma sequência de chances com Bonaventura, que nas duas vezes parou em Tzolakis, primeiro num chute fraco na área e depois numa bola prensada. O time "da casa" respondeu numa cabeçada a queima roupa de Podence para defesaça de Terraciano.

A Viola oferecia mais perigo nas vezes em que atacava, porém não conseguia aproveitar suas chances, finalizando muito mal. FOi o roteiro que se seguiu até o fim do primeiro tempo, já que a Viola dominou até com tranquilidade as ações, mas pouco conseguiu criar de de fato perigoso na metade final da primeira etapa, Melhor time, a equipe italiana dava muita sopa para o azar num primeiro tempo que terminou em zero.

Na etapa final, o roteiro seguiu parecido, com a Fiorentina controlando mais as ações, porém parando na boa atuação defensiva do time grego. Aos 19', Milenkovic chegou muito perto de marcar de cabeça. Aos 23', Kouamé só não marcou o primeiro da Viola pois Tsolakis salvou a finalização. O jogo era bem mais travado no segundo tempo, com quase nada acontecendo na partida. Aos 34', Iborra quase marcou de cabeça para o time grego. No geral, poucas chances, pouca coisa e o jogo terminou mesmo em zero, indo para a prorrogação. 


O tempo extra começou com domínio grego. Aos cinco minutos, Terracciano salvou um gol certo de Jovetic num chutaço no cantinho. O Olympiakos dominava mais as ações do jogo e chegava mais ao ataque, mas não conseguiu mudar o placar nos primeiros 15 minutos de tempo extra. Na etapa final, no comecinho, Barak assustou e quase marcou num chute da entrada da área defendido pelo goleiro grego. 

O Olympiakos era melhor na prorrogação, criava mais, tinha mais a bola e acabou nela fazendo a festa: numa jogada pelo lado esquerdo, Podence cruzou para a área e El Kaabi, até então apagado no jogo, só encostou a bola para as redes, fazendo um gol que podeira ser histórico para o maior time da Grécia. Gol que ficou muito tempo na checagem do VAR antes de ser confirmado, para mais uma explosão na OPAP Arena. a partir do gol, a Viola veio com tudo para cima. 

É a primeira vez na história que um time grego profissional de futebol é campeão de um torneio continental, seja de qual tamanho. O Olympiakos já havia conseguido neste ano o título da Youth League na base. A Fiorentina segue numa incômoda fila de 23 anos sem conquistas de título, sendo vice pelo segundo ano seguido da Conference League. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações