O histórico de Yan pelo Fluminense

Por Lucas Paes
Foto: Juha Tamminen

Yan atuando no Flu

Hoje trabalhando como auxiliar em diversos clubes, principalmente ao lado de Fernando Diniz, o ex-meia Yan, que ficou mais conhecido quando pendurou as chuteiras como Yan Razera e completa seus 49 anos neste primeiro dia de maio, passou por diversos clubes ao longo de sua carreira futebolística durante os anos 1990 e 2000. Surgido no Vasco da Gama, o catarinense também teve um histórico relativamente longo atuando pelo Fluminense, por onde passou em duas oportunidades.

Nascido em Santa Catarina, Yan surgiu nas categorias de base do Vasco como uma grande promessa, tendo destaque na Seleção Brasileira Sub-20 no mundial de 1993. Teve um grande começo no cruzmaltino, onde foi bicampeão carioca e também passou pelo Internacional antes de desembarcar nas laranjeiras, no início do ano de 1997.

Seu primeiro ano no Flu não foi exatamente positivo. Não necessariamente por causa de suas atuações, já que individualmente fez boas partidas e inclusive era um dos destaques do time, mas pelo coletivo. Com o time inteiro indo muito mal durante o campeonato, as boas atuações de Yan não foram o suficiente para salvar o Tricolor do rebaixamento. Fez cinco gols no Brasileirão, sendo um dos artilheiros do time, mas eles de pouco adiantaram.


Entre 1998 e 1999 passou por empréstimo pelo Coritiba, ao mesmo tempo em que o Tricolor vivia o calvário infernal da Série B e acabava rebaixado para a Série C. Voltou justamente na terceira divisão nacional, em 1999, quando foi chamado por Parreira e retornou a equipe, se destacando na campanha que levou o Tricolor ao título da competição. 

Permaneceu para o ano de 2000, quando o Fluminense acabou sequer jogando a Série B devido as mudanças que a Copa João Havelange trouxe. Curiosamente, acabou atuando menos em 2000, marcando dois gols ao longo da temporada e conseguiu ainda menos atuações nos anos seguintes, sofrendo com lesões e também perdendo espaço no time. Fez parte do elenco campeão carioca em 2002.

Ficou no Tricolor até 2002, quando acabou negociado ao final do ano com o Flamengo. Pendurou as chuteiras em 2006, jogando pelo Penafiel, de Portugal, retornando em 2009 e atuando ainda por Tigres do Brasil e Votoraty antes de pendurar definitivamente as chuteiras, em 2010. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações