Holsten Kiel e St. Pauli conseguem acessos históricos para a Bundesliga

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Holsten Kiel

O St. Pauli jogará a Bundesliga

Dono de um campeão inédito em 2024, o Campeonato Alemão terá, na temporada que vem, um integrante inédito na era Bundesliga e um velho conhecido de quem há muito era sentida a falta na competição. Neste fim de semana, os resultados da rodada confirmaram os acessos de Holsten Kiel, que jogará a Bundes pela primeira vez e do St. Pauli, que volta depois de mais de uma década de ausência a competição. Os dois times ainda disputarão o título na última rodada, já que o time de Hamburgo lidera por um ponto.

O acesso premia duas campanhas que foram regulares durante a temporada toda. Tanto Holsten quanto o St. Pauli estiveram na ponta de cima da tabela durante a maior parte do campeonato, quase sempre disputando a liderança junto ao Hamburgo, que despencou no finalzinho e mais uma vez seguirá fora da primeira divisão. As duas torcidas fizeram muita festa neste fim de semana, com direito a invasão de capo em ambos os lados, numa noite que promete não acabar em terras tedescas. 

O St. Pauli não é estreante na Bundesliga. A equipe já disputou algumas vezes a primeira divisão e nas últimas vezes que subiu caiu exatamente no ano em que conseguiu o acesso. A última temporada do time mais progressista do mundo na Bundesliga havia sido no biênio 2010/2011, quando o Dortmund foi campeão, quando o Saint Pauli ficou na lanterna da competição. Dessa vez, o torcedor sonha em permanecer por mais algum tempo por lá.

O Kiel por sua vez militava pelas divisões inferiores alemãs em sua história. Dono de um título alemão no distante ano de 1912, muito antes da era Bundesliga, o Holsten disputava as ligas regionais ainda neste século, perambulando por vários anos entre terceira, quarta e quinta divisão nacional. Em 2018 subiu para a Bundesliga II e já em sua primeira temporada nela chegou a disputar (e perder) os playoffs de acesso. Seguiu por lá, com posições mais baixas nos últimos dois anos até a campanha histórica desse ano. Disputará pela primeira vez a Bundesliga. 


A nota triste fica mesmo por conta do Hamburgo, que de jamais rebaixado parece ter se tornado uma espécie de time que não consegue mais subir. Quarto colocado, o time não alcança mais o Dusseldorf, que disputará os playoffs de acesso, provavelmente diante do Union Berlin. O roteiro é sempre o mesmo, começo avassalador e queda livre e neste ano não foi diferente. 

Ainda resta uma rodada para a definição oficial dos campeonatos na Alemanha. Na terceirona, o Ulm já garantiu o acesso e o título, enquanto Preussen Musten e Jahn Raggensburg disputam o acesso. Na parte debaixo da tabela, o Kaiserslautern está livre de qualquer chance de rebaixamento e poderá ano que vem sonhar de novo com o acesso. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações