Alcir Portella e sua história no Vasco

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Alcir é um dos grandes ídolos da história vascaína

Nesta quinta-feira, dia 9 de maio de 2024, Alcir Pinto Portella, eternamente marcado como um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama por tamanha identificação, estaria comemorando 80 anos de idade, caso ainda estivesse vivo. Enquanto atleta, dedicou a maior parte da sua carreira ao Cruzmaltino, clube onde atuou entre o começo da década de 60 e a metade dos Anos 70.

Em todo este período defendendo a camisa vascaína, o volante ocupa a 4ª colocação no ranking de jogadores que mais atuaram pelo clube com 511 jogos disputados segundo o site netvasco.com. No decorrer desta sua brilhante trajetória, participou de diversos momentos gloriosos: esteve no time campeão Carioca de 70, e posteriormente, conduziu o forte elenco do Vascão que conquistaria o Brasileirão de 74, ambos como capitão.

Ainda em 74, recebeu o Prêmio Belfort Duarte, que tinha como objetivo homenagear o atleta que ficasse dez anos sem ser expulso, tendo atuado em pelo menos 200 jogos fossem eles de nível nacional ou internacional.


Após pendurar as chuteiras, ainda retornou ao Vasco e conquistou outros três títulos nacionais 1989, 1997 e 2000 na função de auxiliar técnico. Com isso, se tornou o primeiro personagem a estar presente em todos os títulos brasileiros da equipe.

O trágico falecimento do ídolo aconteceu no dia 29 de agosto de 2009, quando tinha 64 anos de idade e morava no Leme. O ex-jogador teve falência múltipla dos órgãos. Alcir também vinha de uma longa batalha de oito anos contra um câncer de próstata.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações