A passagem curta, mas quase perfeita de Gallo pela Portuguesa

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Gallo chegou a fazer um gol de falta no primeiro jogo da final do Brasileiro de 1996

Alexandre Tadeu Gallo, atualmente dirgente no Santos, foi bom volante, principalmente durante a década de 90, quando teve uma ótima passagem pelo Santos e na sequência pela Portuguesa. Pela Lusa conseguiu um vice-campeonato brasileiro, sendo um dos destaques do clube e marcando um gol na final.

O jogador nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 29 de maio de 1967, e começou a atuar em 1980, aos 13 anos, no Botafogo-SP. Gallo fez toda sua categoria de base no clube paulista até subir para o profissional em 1986, aos 19 anos. 

No seu início no profissional, o jogador teve pouco espaço e acabou ficando muito tempo no banco de reservas. A sua adaptação acabou demorando e ficou sem espaço no clube, atuando em pouquíssimos jogos ou na maioria entrando na reta final das partidas. 

Em 1991 foi emprestado para o Vitória em busca de mais oportunidades, mas também não conseguiu atuar muitas vezes e retornou ao Botafogo em 1992. Em sua volta, Gallo começou a ter mais chances e fez um bom primeiro semestres, o que o fez ser contratado pelo Santos para a disputa do Campeonato Paulista. 

Pelo Peixe foram quatro temporadas em alto nível, sendo muito importante para a equipe, tornando-se um dos líderes do elenco. Em 1995 foi vice-campeão brasileiro pelo Santos, em uma final que gera polemicas até os dias atuais, por causa de uma arbitragem muito contestada por parte do alvinegro praiano.

Em 1996, depois do Campeonato Paulista, acabou sendo emprestado pelo Santos para a Portuguesa e chegou com um dos principais reforços do clube para a disputa da temporada. Com seu perfil de liderança e atuando em alto nível, Gallo chegou para colocar ordem no meio-campo da Lusa. 

A sua passagem pela Lusa foi muito boa, pois ajudou muito o clube dentro e fora de campo, tanto que fez a equipe brigar por grandes títulos. O time fez uma grande temporada, sendo muito regular desde o começo e mostrando que estava com um grupo muito forte. 

Porém, a passagem faltou pouquíssimo para ser perfeito, mas acabou escapando a perfeição no último jogo do Campeonato Brasileiro. Após um campeonato nacional muito bom, a Lusa chegou a final para enfrentar o Grêmio, que tinha a melhor campanha no geral.


O primeiro jogo ocorreu no Morumbi, e a Portuguesa venceu por 2 a 0, com Gallo abrindo o placar para a Lusa. A equipe paulista estava próxima do título após o resultado em casa e todos estavam com uma grande expectativa para a conquista do Brasileirão. 

Porém, no segundo jogo, o Grêmio fez um grande jogo e conseguiu vencer por 2 a 0, e como era o detentor da melhor campanha acabou ficando com o título do Campeonato Brasileiro. Ao final da temporada, o Santos acabou negociando Gallo com o Guarani e o volante acabou se despedindo da Portuguesa e ainda com o gostinho 'amargo' do vice-campeonato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações