A estreia de Nílton Santos na Seleção Brasileira

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Nílton Santos na época

Conhecido como um dos maiores laterais de todos os tempos, o carioca Nílton Santos é sem sombra de dúvida um dos nomes mais importantes de toda a história do futebol no Brasil. Dono de uma categoria sem igual, o ídolo botafoguense foi um revolucionário da função de lateral e mudou muita coisa em sua posição para sempre. É claro que um sujeito de tamanha estirpe teve uma carreira também na Seleção Brasileira, que começou em 1949, mais especificamente em 17 de abril daquele ano.

Nascido em 16 de maio de 1925, Nílton Santos começou sua carreira no esporte bretão relativamente tarde, subindo para os profissionais do Botafogo apenas aos 22 anos, em 1948. Titular absoluto desde o começo de sua trajetória, começou logo a chamar atenção pelo seu bom futebol. Assim, já em 1949 acabou convocado pela primeira vez pela Seleção Brasileira, em meio a preparação para a Copa do Mundo do ano seguinte, que seria no Brasil.

Foi convocado na época para a disputa do Sul-Americano de 1949 (a atual Copa América). Naquele período, o torneio era inclusive disputado em pontos corridos. O Brasil fez uma campanha basicamente impecável e venceu seis de sete jogos possíveis. Nílton era reserva daquele time, mas fez sua estreia jogando um tempo de um jogo diante da Colômbia. 


O jogo estava já 3 a 0 na altura em que Nílton entrou na partida e sua atuação não foi ruim, num cenário muito seguro para alguém que, independente da idade, estreava num cenário de jogo de Seleção. O Brasil ainda marcaria dois gols e terminaria goleando por 5 a 0, numa atuação particularmente incrível do grandioso Ademir de Menezes, que marcou dois gols naquela "tarde" de Pacaembu. 

No total, Nílton Santos faria 76 jogos pela Seleção Brasileira. Estaria no time da Copa do Mundo de 1950, onde não chegou a entrar em campo. Marcou o primeiro de seus três gols pela Amarelinha num duelo diante do Paraguai, no Campeonato Sul-Americano de 1953. Seu último jogo pela Canarinho foi diante da Tchecoslováquia, na final da Copa do Mundo de 1962, onde ele inventou o icônico gesto de levantar a taça. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações