Matt Holland e sua passagem pelo Ipswich Town

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O meia irlandês teve uma grande trajetória pelo Ipswich

O ex-meio campista irlandês Matthew Rhys Holland, popularmente conhecido apenas como Matt Holland, comemora o seu 50º aniversário nesta quinta-feira, dia 11 de abril de 2024. Entre o fim da década de 90 e o começo dos Anos 2000, o atleta teve uma brilhante passagem pela equipe do Ipswich Town da Inglaterra.

Sua ida aos Blues foi realizada no verão de 97, numa transferência que envolveu cerca de 800 mil libras investidas. Em sua primeira temporada, ajudou o Town a terminar em 5º e chegar nos playoffs pelo acesso à elite, mas por detalhes, o time acabou sendo eliminado nas semifinais pela equipe do Charlton Athletic perdendo os dois jogos por 1 a 0.

No seu segundo ano, continuou sendo peça fundamental e se tornando capitão da equipe. Novamente, contribuiu tanto para o clube que permitiu aos torcedores dos Tractor Boys voltarem a sonhar com a promoção à Premier League por conta da excelente campanha na Championship, terminando a competição na terceira posição. Porém, o Ipswich tornou a bater na trave, desta vez, despachado pelo Bolton Wanderers pelo critério do gol qualificado em um placar agregado por 4 a 4.

Foi na terceira tentativa de levar um time que vinha tentando retornar a primeira divisão inglesa a quatro temporadas seguidas, que Holland conseguiu enfim devolver o Town à elite após cinco anos na segundona. Em um primeiro momento, os Matt e companhia por muito pouco não conquistaram o acesso automático e tiveram de disputar a repescagem. Neste caminho, tirou o Bolton na revanche com dois jogos eletrizantes nas semifinais, e o Barnsley na decisão de acesso.


Nos anos seguintes, seguiu atingindo marcas importantíssimas com a camisa dos Blues, já que marcou gols em jogos decisivos e chegou a levar os Tractor Boys à uma Copa UEFA, torneio que o clube não disputava desde a temporada 82/83. Antes disso, em 2000/01, fez parte do elenco que fez o time de Portman Road a fazer a sua melhor campanha em uma edição de Premier League.

Mesmo com o rebaixamento para a Championship em 2002/03, o meia, que atuou pela Seleção Irlandesa na Copa do Mundo de 2002, chegou a rejeitar uma proposta de 4 milhões de libras do Aston para seguir no clube. Com a sua grande sequência de jogos disputados consecutivamente, chegou a marca de 313 partidas e 46 gols marcados, de acordo com o site o gol.com.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações