Gigante em Malta, Valletta é rebaixado pela primeira vez em sua história

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Valetta FC

O Valetta foi goleado e caiu

Não ser rebaixado em seu campeonato nacional é uma honra que pouquíssimos times ao redor do globo conseguem obter. Aqui no Brasil, por exemplo, no ano passado tivemos o inédito rebaixamento do Santos, em terras europeias, a Inglaterra não tem clubes não rebaixados, a Itália só tem a Inter e por aí vai. Neste domingo, após uma goleado por 4 a 0 pelo Naxxar em casa, o Valetta deixou o clube dos jamais rebaixados e caiu para a segunda divisão de Malta pela primeira vez em sua história.

O Valetta, no que se refere ao futebol maltês, é um titã. O clube tem o terceiro maior número de títulos do campeonato maltês, com 25 conquistas no total e ainda tem 14 títulos da FA Cup local. Tem ainda algumas qualificações em preliminares, mas jamais chegou em fases muito agudas dos campeonatos europeus. Porém, a equipe jamais havia sido rebaixada a nível nacional, mesmo sendo uma das mais antigas do país.

O Valetta não vem bem no campeonato nacional nas últimas edições, chegando a jogar a rodada contra o rebaixamento em uma temporada e em outras ficando na metade final da tabela. Neste ano, a campanha foi muito ruim desde o início e o rebaixamento veio com a derrota para o Naxxar, dentro de casa, diante de muitos protestos e reações negativas da torcida. A equipe ficou a 4 pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, insuficientes para alcançá-los no último jogo. 

A equipe conta em seu time com muitos jogadores pouco conhecidos do grande público. Na equipe, há alguns sul-americanos, como o brasileiro Victor Luís, defensor revelado no Cruzeiro, o experiente meia argentino Barrientos e, curiosamente, o campeão da Copinha com o Santos e ex-jogador de equipes como XV de Piracicaba, Guarani. Ele marcou três gols ao longo da campanha e havia chegado justamente nessa temporada.


O fato curioso desse rebaixamento é que com esse triunfo, o Naxxar salvou o seu arquirrival, o Mosta, do rebaixamento. As duas equipes fazem um ferrenho clássico, uma das maiores rivalidades do país. O Mosta ficou com quatro pontos de vantagem em cima dos Leões e por isso se salvou do descenso. A chance de salvação do Valetta se vencesse eram grandes, já que a equipe enfrentava o lanterna Gudja United na última rodada.

Na outra ponta da tabela, o título em Malta também já está resolvido, já que o atual campeão, Hamrum Spartans, conquistou seu segundo título em sequência e décimo em sua história, ficando quatro pontos a frente do Floriana. A última rodada rolará no próximo fim de semana, no dia 4 de maio. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações