Athletic Bilbao volta a ser campeão depois de 40 anos e retoma posto de segundo maior vencedor da Copa do Rei

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Bilbao conquistou a Copa do Rei

O Athletic Bilbao é um dos casos mais interessantes de todo o futebol mundial. Fundado em 1898, é um dos clubes mais antigos do futebol espanhol e desde o seu surgimento até os dias atuais jamais abandonou seus ideais e a defesa do País Basco, só tendo em seu elenco atletas nascidos no País Basco ou com ascendência local. Foi dessa forma que o time se mantém na primeira divisão espanhola desde sempre e é dessa forma que a equipe fez história, bateu o Mallorca nos pênaltis e conquistou seu 24º título da competição em Sevilla.

O Bilbao sempre foi um dos protagonistas do futebol, mesmo escolhendo se limitar a jogadores bascos. Os Leones sempre valorizaram muito suas categorias de base e dela vieram os principais e maiores talentos que a equipe formou ao longo de sua história. Atualmente, o clube tem vivido momentos positivos com classificações a Liga dos Campeões e diversas batidas na trave da conquista da Copa do Rei. Dessa vez, o título não escapou, numa competição que tem gerado finais diferentes em quase todos os anos.

O título veio com muito sofrimento. A equipe dos Leones saiu atrás, levando um belo gol de Daniel Rodriguez e ficou atrás até o final da primeira etapa e já voltou para o segundo tempo contando com milagre de Aguirrezabala para evitar o segundo. Porém, no primeiro ataque que encontrou na etapa final, o Athletic chegou lá com Sancet e o placar permaneceu assim durante o segundo tempo e a prorrogação, onde o time basco perdeu várias chances. Nos pênaltis, Aguirrezabala foi herói e o título veio depois de 40 anos.

O Athletic chegou a 24ª conquista da Copa do Rei e matou um jejum de 40 anos sem conquistas da competição. A equipe tinha vários vices recentes, incluindo um extremamente doloroso para a Real Sociedad na edição de 2020. Dessa vez, mesmo com muito sofrimento, o título não escapou das mãos bascas. O treinador campeão foi Ernesto Valverde, outrora praticamente "chutado" do Barcelona devido aos vários problemas que o time catalão enfrentou no começo da década de 2020.


Agora, os Leones ainda sonharão ao fim da temporada com uma vaga na Liga dos Campeões, já que estão a apenas dois pontos do Atlético de Madrid, quarto colocado. Ao Mallorca restará confirmar a permanência na primeira divisão, já que a equipe tem alguma folga quanto a zona de rebaixamento e precisa de poucas vitórias para garantir a permanência.

Ao Athletic, continua o orgulho de dizer que a equipe jamais precisou abandonar seu orgulho basco para se manter relevante, já que mesmo só com jogadores nascidos ou de origem local a equipe se mantém forte no futebol espanhol e segue conseguindo títulos. Foi mais uma grande conquista para a conta do gigante basco, que segue sendo um dos maiores clubes do país, sem jamais mudar sua defesa histórica.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações