Adaptado na Albânia, jovem brasileiro Da Silva fala de sua primeira experiência na Europa

Foto: Divulgação/Naftetari

“Aqui gostam muito de mim, me sinto em casa. É legal que, onde vou, o pessoal quer conversar e tirar fotos”, conta o brasileiro

Mais um “Silva”, nome tipicamente brasileiro, quer se firmar na Europa e mostrar que o futebol brasileiro ainda tem muito para oferecer. Fabrício Lemes da Silva, de 20 anos, volante que nesta temporada de 2024, aceitou jogar na Segunda Divisão da Albânia, no Naftetari, da cidade de Kuçovë, distante cerca de 85 km da capital Tirana, e iniciar carreira no tão sonhado solo europeu. O atleta teve rápida passagem pelo futebol brasileiro e logo partiu para o Velho Continente.

“Comecei em 2021, com 17 para 18 anos  no Grêmio Osasco. Em 2022 demorei  a ter oportunidades, fui inscrito para jogar o Campeonato Paulista de base apenas na quarta rodada. Tive sequência e joguei a mesma competição no ano seguinte. Depois fui para o Serranense, na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, que é sub-23, mas como cheguei com idade abaixo, também joguei o Mineiro sub-20”, relata Da Silva, como é conhecido, sobre sua trajetória no Brasil.

Adaptação rápida - Chegado nessa temporada de 2024 ao clube, o jovem atleta relata, de maneira positiva, sua adaptação na Albânia. O brasileiro diz não sentir mais tanta dificuldade, sendo acolhido, não só pelas pessoas de dentro do clube, como atletas e membros da equipe, como também pelos de fora, no caso, os torcedores.

“Me sinto bem adaptado. Tanto as pessoas de dentro do clube quanto as de fora gostam de mim, me sinto em casa. Em todo lugar que vou as pessoas me param, querem tirar uma foto, conversar. Com o técnico e os jogadores também, a gente troca ideia, existe aquela resenha”, diz Da Silva.

"Na nossa última vitória, contra o Gramshi, após o jogo, a torcida gritou meu nome. Quando nosso time foi agradecer a torcida, fiz minha oração, e assim que me aproximei para falar com eles, os torcedores começaram a gritar meu nome, foi muito legal isso", relata Lemes.

E dentro das quatro linhas? - Do futebol brasileiro para o futebol albanês, Da Silva dá detalhes sobre as características do futebol local e algumas diferenças do futebol em que passou, mais especificamente, em São Paulo e Minas Gerais. O jogador conta também que, após sua chegada, o time se tornou mais consistente na competição nacional local, sendo reconhecido pelos torcedores.


“Eu já tinha noção porque conversei com algumas pessoas sobre o futebol da Albânia, sabia que estaria abaixo do futebol de São Paulo. O que o futebol paulista tem de técnica, aqui tem de correria. O que aumenta o nível é estar em uma Liga Nacional e enfrentar jogadores de outros países. Aqui há muitos jogadores de potencial, mas que erram bastante, isso atrapalha o desenvolvimento da partida”, diz o atleta.

“Depois da minha chegada tivemos partidas mais sólidas em relação ao desempenho, passamos a dar muito mais trabalho aos outros times. A equipe se acertou muito, os torcedores reconhecem isso, porém, ainda falhamos bastante no fim do jogo, a “perna pesa” e tomamos alguns gols por besteira, isso vem atrapalhando nossos resultados”, finaliza Da Silva.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações