Em 1933, São Paulo da Floresta goleava o Santos no primeiro jogo profissional da história do Brasil

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

As duas equipes perfiladas 

O dia 12 de março de 1933 foi um marco histórico para o futebol brasileiro. Naquele dia, em um amistoso na Vila Belmiro, ocorria o primeiro jogo de futebol totalmente profissional no Brasil, que até então tinha torneios essencialmente amadores. O duelo ocorreu na Vila Belmiro e terminou com uma goleada do São Paulo da Floresta, precursor do São Paulo atual, sobre o Santos por 5 a 1, num jogo que também começou o apelido de "Peixe" do time da Vila, já que foi quando os torcedores do tricolor chamaram os santistas de Peixeiros.

A história do profissionalismo no futebol brasileiro é cheia de idas, vindas e diversos fatos. Em 1933, quando ocorreu esse duelo, já aconteciam cisões entre times que queriam ser profissionais e outros que queriam se mantar no amadorismo. Nessa época ocorreu em São Paulo a cisão da Associação Paulista de Esportes Atléticos, muito graças as tentativas da CBD de evitar o profissionalismo no futebol.

O amistoso na Vila Belmiro foi uma prévia de um Campeonato que já seria profissional no ano de 1933. O duelo botou em campo um timaço do São Paulo da Floresta, que tinha dentro de suas linhas o cracaço eterno Arthur Friendereich contra um Santos que começava a arquitetar o time que seria campeão dois anos depois. Apenas uma semana antes do duelo, em 5 de março daquele ano, as regulamentações oficiais da APEA determinaram que os times deveriam se formar por, em sua maioria, atletas remunerados e registrados.

No contexto do profissionalismo, inclusive, o São Paulo da Floresta teve enorme papel. Foi um time que surgiu da cisão de atletas insatisfeitos com a recusa do Paulistano e do AA das Palmeiras em adotar o profissionalismo. Acabou sendo o clube embrião do que viria a se tornar o São Paulo Futebol Clube, sendo inclusive considerado pelo Tricolor como sua verdadeira origem. 


O duelo, na Vila, foi um atropelo do time tricolor em cima do Santos. Friendenreich marcou o primeiiro gol profissional da história do futebol brasileiro naquela tarde. Araken Patusca, que inclusive seria destaque do primeiro título santista dois anos depois, fez o segundo antes do fim da primeira etapa. No começo do segundo tempo, Logú fez o gol alvinegro, Waldemar de Brito fez o terceiro e o quarto e Araken fechou a goleada.

Naquele ano, o Paulistão já profissionalizado acabou vencido pelo Palestra Itália, hoje o Palmeiras, sendo o 5º título do Verdão. Foi o início de uma história que culminou na fundação da FPF em 1941 e na grativa adoção do profissionalismo no futebol brasileiro como um todo, sendo a campanha do terceiro lugar na Copa do Mundo de 1938 já ocorrendo numa seleção profissional. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações