Na Albânia, Egnatia sonha com título inédito em homenagem a Dwamena

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/KF Egnatia

Equipe do Egnatia

O futebol periférico da Europa é geralmente um ótimo palco para histórias de títulos "inéditos" ou mesmo repetidos depois de muito tempo. A Polônia teve recentemente o Rakow como campeão pela primeira vez em toda a história, outros campeonatos tem histórias de campanhas incríveis que as vezes não terminam em título, mas que marcam os torcedores. Na Albânia nesta temporada existe uma chance enorme do campeão local ser inédito, já que já com boa parte do campeonato já ocorrido, o Egnatia segue líder com boa vantagem sobre o Partizani. O título seria ainda mais especial, já que o Egnatia perdeu Dwamena, destaque do time, para a morte dentro de campo nesta temporada.

A Albânia ganhou muito reconhecimento recente depois que Sylvinho conseguiu a classificação para a Eurocopa de 2024, numa campanha histórica que encantou boa parte do futebol europeu. A seleção, porém tem a maioria de seus jogadores atuando fora do país, o que é uma interessante consequência da evolução do futebol local, já que há jogadores albaneses em bons times, como o ótimo Aslani, que atualmente é jogador da Inter. Agora, o Egnatia tenta fazer história.

Localizado na cidade de Rrogozhinë, que antigamente era uma área da capital Tirana, os neroverdes, que possuem inclusive uniformes muito semelhantes aos do América Mineiro, já fizeram uma campanha excelente no ano passado, terminando a Kategoria Superiore na terceira colocação. Até então, o time era uma força constante em divisões inferiores e só havia jogado a primeira divisão uma vez, porém, faz boas campanhas desde o acesso em 2020/2021. Agora, sonha com o título.


Comandado por Edir Tetova, o Egnatia tem em sua equipe uma maioria de jogadores albaneses e, como citado no começo do texto, passou recentemente por uma enorme tragédia, quando o seu artilheiro Dwamena, que fez nove gols nessa própria campanha, faleceu após colapsar em campo contra o Partizani em novembro passado devido a um infarto em campo. A tragédia parece unir mais ainda o elenco, que inclusive conta com o brasuca Fernando Medeiros, da base do Santos, em busca do título.

Atualmente, o Egnatia tem 9 pontos de vantagem sobre o Partizani, vice-líder, mais tradicional equipe albanesa e adversários no dia da tragédia de Dwamena. Restam agora 11 rodadas para o fim da competição, que basicamente possuí quatro turnos de pontos corridos de todos contra todos. Só o tempo dirá se a equipe conseguirá o inédito título, que será, se ocorrer, uma linda homenagem a Dwamena, tirado tão cedo do esporte bretão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações