Donato e seus 10 anos no Deportivo La Coruña

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Donato jogou pelo Deportivo La Coruña durante 10 anos

Donato Gama da Silva foi um bom jogador, sendo polivalente, conseguindo fazer diversas funções dentro de campo, mas atuava mais como primeiro volante, sendo importante na marcação. O atleta atuou no Brasil alguns anos e viveu muito tempo na Espanha, onde se naturalizou espanhol e jogou pela seleção europeia.

O jogador nasceu no Rio de Janeiro, no dia 30 de dezembro de 1962, e começou no profissional aos 20 anos de idade, quando estreou pelo America, do Rio de Janeiro. O volante fez sucesso rapidamente na equipe, chamando a atenção de grandes times do estado.

Em 1984 foi contratado pelo Vasco da Gama, onde teria mais visibilidade, sendo uma grande oportunidade para Donato. No Gigante da Colina fez parte de um time vitorioso, sendo muito importante no meio-campo e ajudando o clube a conquistar o bicampeonato carioca. 

Depois das boas conquistas pelo Vasco, o jogador foi procurado por times europeus, e acabou aceitando a proposta do Atlético de Madrid, indo atuar no futebol espanhol. 

Donato conseguiu se adaptar muito bem ao jogo de seu time, e ganhou a vaga de titular absoluto, sendo uma peça fundamental para seu time. Era um grande volante, que se adaptava muito bem a zaga, então era muito importante para o esquema tático. 

O jogador ficou cinco temporadas no clube, conquistando dois títulos da Copa do Rei. Em 1993 foi contratado pelo Deportivo La Coruña, onde já tinha brasileiros importantes no elenco como Bebeto e Mauro Silva. 

Logo em sua primeira temporada, o jogador foi importante no meio-campo e ajudou a equipe a chegar ao vice-campeonato da La Liga, a melhor colocação da história do time na competição até aquele momento, fazendo uma campanha histórica e chamando a atenção de todos.

No ano seguinte, depois de seis anos no país, acabou se naturalizando espanhol, começando a atuar pela seleção europeia. Na temporada 1994-95, ajudou o clube a conquistar a Copa do Rei, fazendo a equipe atuar na Supercopa da Espanha no ano seguinte. 

A equipe conseguiu vencer a Supercopa da Espanha, outro título importante para o time. O jogador foi muito importante, pois chegou atuar como zagueiro, lateral, volante e meia, praticamente em quase todas as opções do esquema tática. 

Depois de alguns anos sem títulos pelo clube, a equipe conseguiu fazer história na temporada de 1999-2000, quando o time fez uma campanha incrível e conquistou a La Liga, primeiro título da história do clube. 


A conquista foi muito comemorada por todos os torcedores, e em 2000 a equipe ainda ganhou a Supercopa da Espanha. Foi um momento muito importante para o clube, pois em 2001-02 o time voltou a ganhar a Copa do Rei e na sequência a Supercopa novamente.

Além dos títulos, em 2002, Donato marcou um gol aos 40 anos, sendo o jogador mais velho a marcar na La Liga. Em 2003, depois de 10 anos no clube, o jogador encerrou a sua carreira como um dos maiores ídolos da história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações