Com informações do GE.com
Foto: divulgação
Estádio do Twente
Com quase seis décadas de existência, o Twente FC chamou atenção no futebol europeu ao ter divulgado seu balanço financeiro da temporada passada. Isso porque o clube holandês ganhou mais dinheiro vendendo cerveja e comida do que jogadores de futebol.
Em 2022/23, o lucro líquido do clube com transferências de atletas foi de 3,75 milhões de euros (R$ 20,1 milhões na atual cotação). Já a receita com as vendas em dias de jogos ultrapassou a marca dos 6 milhões de euros (R$ 32,2 milhões).
Tom Knipping, analista financeiro especializado em futebol, disse que o dado é surpreendente. "É muito estranho que o Twente tenha ganhado mais com cerveja e lanches do que com transferências de jogadores. Eu nunca vi isso em nenhum lugar da Europa", afirmou.
O Twente tem uma parceria com uma marca de cerveja. Na atual edição do Campeonato Holandês, ocupa o quarto lugar, atrás de PSV, Feyenoord e AZ Alkmaar. O Ajax é apenas o oitavo colocado. Outros especialistas em marketing e gestão esportiva consultados pelo ge opinaram e analisaram a curiosa situação.
"É realmente inusitado ver esta comparação de venda de cervejas e comida versus venda de jogadores. De fato, estamos vendo um clube centenário e tradicional holandês com um resultado bem aquém até mesmo em relação a venda de jogadores de clubes brasileiros ou dos tradicionais Ajax e PSV. A venda de jogadores é um dos principais ativos dos clubes de futebol e é necessário um trabalho consistente para se conseguir receitas relevantes. Já o consumo de A&B faz parte da experiência do torcedor e evidente que um bom trabalho nesse segmento é importante, mas é preciso ter equilíbrio nas atividades e receitas para o bom andamento de um clube profissional", analisou Fernando Paz, diretor comercial da agência de marketing esportivo Absolut Sport.
"As estratégias para a venda de alimentos e bebidas devem estar diretamente conectadas com o perfil dos torcedores que vão ao estádio. Em nossos camarotes, por exemplo, temos pratos típicos regionais para agradar ao paladar de cada torcedor. É uma fonte de receita que cresce cada vez mais e os clubes estão entendendo a importância deste retorno", comentou Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa que oferece serviços de camarote com comida e bebida em cinco estádios da Série A do Brasileirão.
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