Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Markus Babbel em sua época de Bayern de Munique
Markus Fings Babbel, atualmente técnico de futebol, mas já teve uma boa carreira como jogador. O zagueiro teve passagens importantes pelo Bayern de Munique e Liverpool, onde conquistou diversos títulos e foi importante, além disso, chegou a seleção alemã.
Markus nasceu em Munique, na Alemanha, no dia 8 de setembro de 1972, e sua carreira começou 19 anos depois. Antes da sua ida ao profissional, o jogador se desenvolveu nas categorias do Bayern, que era e ainda é a maior equipe do futebol alemão.
Depois de alguns jogos na base, ele conseguiu se destacar, e subiu para o profissional da equipe em 1991. Mas em sua primeira temporada não conseguia atuar muitas vezes, acabou entrando em campo apenas doze vezes, e isso estava impedindo seu desenvolvimento.
Ao final da temporada, o jogador acabou deixando a equipe, sendo contratado pelo Hamburgo, onde conseguiria ter mais minutos em campo para se desenvolver mais no profissional. Depois de dois anos na equipe, o zagueiro conseguiu se firmar, mas ainda era um pouco imaturo, o que acabou o prejudicando um pouco.
Mas em 1994 teve seu retorno ao Bayern, pois queriam ter o jogador novamente, pois viram seu desenvolvimento. Aos poucos foi ganhando seu espaço na equipe, mostrando todo seu potencial, sendo muito sólido defensivamente, e muito bom na bola aérea defensiva e ofensiva.
Depois de uma boa temporada, em 1995 recebeu sua primeira convocação para a seleção principal da Alemanha. O zagueiro continuou muito bem pelo Bayern, e seus melhores momentos pela equipe foi na segunda parte da década de 90, onde o time conquistou alguns títulos importantes.
Em 1996 a equipe foi campeã da Copa da UEFA, mas não parou por aí. Além desse grande título, o jogador ainda fez parte de três conquistas do Campeonato Alemão (1997,99 e 2000), duas da Copa da Alemanha (1998 e 2000) e três Copa da Liga Alemã (1997,98 e 99).
Ao todo das suas duas passagens pelo clubes, contabilizando nove anos no Bayern, o zagueiro conquistou nove títulos, atuando em 182 partidas e marcando nove gols pelo clube. Mas após amargar a reserva da seleção alemã na Europa de 2000, e a equipe ser um fracasso na competição, o jogador resolveu aceitar a proposta do Liverpool.
0 comentários:
Postar um comentário