10 anos sem De Sordi, campeão do mundo em 1958

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

De Sordi morreu em 24 de agosto de 2013

Há 10 anos o Brasil perdia uma dos grandes jogadores da história nosso país. O lateral-direito De Sordi, campeão do mundo em 1958 pela Seleção Brasileira, foi um dos grandes nomes, sendo muito importante na conquista, e também construiu uma linda história pelo São Paulo. 

Nílton de Sordi nasceu em Piracicaba, no dia 14 de fevereiro de 1931, e foi em sua cidade natal que começou a carreira como jogador de futebol. Aos 18 anos estreou pelo XV de Piracicaba, mostrando todo seu talento e bravura dentro de campo, conseguindo se desenvolver muito bem na equipe. 

No auge da sua força física por conta da idade, o lateral voava, era muito forte defensivamente, e também chegava às vezes ao ataque, o que naquela época não era muito comum para os atletas daquela posição. Depois de alguns anos no clube, o jogador já chamava atenção de alguns times do futebol paulista. 

Em 1952, De Sordi se transferiu para o São Paulo, onde conseguiu se destacar e mostrar cada vez mais seu talento. Na equipe tricolor, o lateral ganhou a posição e foi titular durante muitos anos, fazendo parte de times históricos do clube, conquistando dois títulos importantes. 

Depois de um ano no clube, ganhou seu primeiro título, o Campeonato Paulista de 1953. Com a sua ótimas atuações e regularidade pelo clube paulista, De Sordi foi convocado para a seleção brasileira em 1955, fazendo parte de quase todo ciclo para a Copa de 1958. 

O jogador foi convocado e logo assumiu a titularidade da equipe, sendo muito importante durante o ciclo pré-Copa. Pelo São Paulo continuou escrevendo seu nome na história, conquistando o importante título do Campeonato Paulista de 1957, junto com nomes que marcaram época no clube. 

No ano seguinte, veio o grande momento da carreira do jogador, quando foi convocado para a Copa do Mundo. Junto com grandes nomes, o Brasil entrou como uma das forças da competição, e brigaria para conquistar seu primeiro título mundial.


De Sordi era uma forte liderança no grupo, sendo muito importante para a equipe durante o ciclo e na competição. O lateral foi titular durante toda a Copa do Mundo, mas não atuou na final, pois teve uma lesão muscular que o tirou da grande decisão. Mas Djalma Santos o substituiu, e manteve o nível, ajudando o Brasil a conquistar o título. 

A conquista foi muito importante para todos do grupo, marcando o nome de cada um na história da seleção brasileira. De Sordi permaneceu atuando pelo Brasil até 1961, quando acabou deixando a amarelinha. A sua carreira se encerrou alguns anos depois, em 1966. O lateral deixou o tricolor um ano antes, e foi atuar no União Bandeirante, clube no qual encerrou sua carreira. 

Infelizmente, dez anos atrás, no dia 24 de agosto de 2013, o Brasil perdeu o grande lateral De Sordi, que foi vítima de falência múltiplas dos órgãos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações