A boa passagem de Flávio Minuano pelo Porto

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Flávio em seus anos de Porto

Conhecido principalmente pelo enorme histórico que tem vestindo as camisas do Internacional, Corinthians e Fluminense, ex-atacante Flávio Minuano, nome histórico do futebol gaúcho, que completa seus 79 anos nesta dia 9 de junho, teve já mais velho uma excelente passagem pelo Porto, de Portugal, onde também deixou seus gols.

Chegou ao Dragão já experiente. Tinha já seus quase 30 anos quando foi contratado pela equipe portuguesa, no início da temporada 1971/1972. Vinha para o futebol luso depois de uma excelente e histórica passagem pelo Fluminense, onde havia sido artilheiro de várias competições e inclusive campeão do Robertão em 1970, que depois se equivaleu ao Brasileirão. 

Esteve no Dragão numa das épocas de vacas mais magras do Porto, que já estava a mais de uma década sem conquistar títulos do Campeonato Português. A despeito disso, foi um dos nomes mais importantes dos portistas naquele campeonato, marcando 19 gols na competição durante a campanha da quinta colocação do Porto. Ainda fez três gols na Taça, onde o Porto caiu nas semifinais. 

Na temporada seguinte, continuou sendo uma grande referência ofensiva dos portistas, marcando 21 gols no Campeonato Português e 24 durante a temporada, onde mais uma vez o time azul e branco foi discreto, passando longe de levar algum campeonato para casa. Acabou ficando até longe da artilharia do Campeonato Português devido a existência de um tal Eusébio, que marcou 40 gols na temporada 1972/1973. 


Nas duas temporadas seguintes, acabou não conseguindo repetir o desempenho de outras épocas, atrapalhado principalmente pelo declínio físico natural da idade na época e por lesões. Sem repetir o mesmo desempenho, atuou pouco na temporada 1973/1974 e na seguinte ainda menos, principalmente devido ao surgimento de um tal de Fernando Gomes.

Encerrou sua passagem pelo Porto ao final da temporada 1974/1975, retornando ao Brasil para jogar pelo Internacional. No total, atuou em 92 partidas pelo Porto, marcando 53 gols nestes jogos. Não conseguiu ajudar a equipe a sair da na época incômoda fila de títulos que enfrentava.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações