Élvis - A quarta pessoa que "calou" o Maracanã

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Élvis fez o gol do título da Copa do Brasil em 2004

Calar um estádio, na cultura do futebol, é quando algum jogador ou time visitante se atreve a vencer dentro da casa do adversário lotada e silencia a torcida local. O Maracanã, palco tradicional do futebol brasileiro, a despeito das piadas até justas em alguns momentos com a torcida do Flamengo, que joga mais lá, dificilmente é silenciado. Tradicionalmente, depois dos anos 1980, dizia-se que apenas três pessoas haviam calado o Maraca: Gigghia, Frank Sinatra e o Papa. Pois bem, o quarto a conseguir tal feito foi Élvis, meia-atacante do Santo André em 2004, que completa 44 anos neste dia 30.

Élvis teve uma carreira de andarilho no futebol, atuando principalmente em clubes do futebol brasileiro das mais diversas divisões nacionais e estaduais. Tem, como única passagem em terras estrangeiras, um curto período onde jogou no Quilmes, da Argentina, no começo dos anos 2000. O episódio mais importante de sua carreira ocorreu no Maracanã, na final da Copa do Brasil de 2004.

O Flamengo, que na época vivia um período de vacas magras, conseguiu aos trancos e barrancos chegar a decisão da Copa do Brasil daquele ano, numa época onde os times da Libertadores não jogavam a competição, o que certamente facilitou a vida rubro-negra. O mesmo vale de certa forma para o Ramalhão, que com adversários mais frágeis foi avançando e chegou a decisão contra o rubro-negro.

Naquele dia 30 de junho, o Maracanã estava completamente lotado e o rubro-negro era favorito, depois de um empate por 2 a 2 em São Paulo, no primeiro jogo. Depois de segurar a pressão no primeiro tempo, com sete minutos do segundo tempo, o Ramalhão fez 1 a 0 num lance de bola aérea que terminou numa cabeçada mortal de Sandro Gaúcho. 


O momento que marcou para sempre a carreira de Élvis e o colocou na lista de pessoas que calaram o Maraca veio aos 21 minutos da etapa final: após um cruzamento perfeito vindo do lado esquerdo vindo dos pés de Osmar, Élvis tocou de primeira para o fundo das redes rubro-negras, calou o Maraca e colocou as duas mãos andreenses na taça da Copa do Brasil. A partir dali, não só o estádio ficou em silêncio como boa parte da torcida foi embora.

Élvis chegou a ser contratado pelo Botafogo, mas não fez muito sucesso e rodou por diversos times do Brasil até se aposentar em 2014, atuando pelo CSA. O título da Copa do Brasil foi o mais importante de sua carreira dentro dos campos e ele é para muitos conhecido até hoje como a quarta pessoa a calar o Maracanã. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações