CBF convoca clubes para Arbitral e disputa do Brasileirão Série C deve começar só em maio

Com informações de GE.com
Foto: divulgação CBF

Troféu do Brasileirão Série C

A CBF convocou os 20 clubes que vão disputar o Brasileirão da Série C em 2023. Será uma reunião virtual, nesta sexta-feira, onde deve ser batido o martelo sobre a fórmula da competição e divulgada a tabela básica da primeira fase. Com início previsto para 22 de abril, pelo calendário da própria entidade, a competição pode ser adiada para cumprir a exigência do Estatuto do Torcedor - que determina que tabela e regulamento sejam disponibilizadas 60 dias antes do início da disputa no site oficial da CBF.

Alguns times se mostraram apreensivos com a possibilidade de ficarem inativos por um ou até dois meses entre o fim do estadual e o início da Terceirona. O Botafogo- da Paraíba, por exemplo, está na disputa do Campeonato Paraibano, cuja final está marcada para 8 de abril. Mesmo que chegue lá, o Belo já ficaria cerca de um mês sem futebol.

"Estão todos muito apreensivos, porque se for mesmo respeitado esse prazo (de 60 dias) do Estatuto do Torcedor, a Série C só começa em maio. Muitos clubes vão ficar parados e isso atrapalha o planejamento", disse Alexandre Cavalcanti, presidente do Belo.

De volta à Série C após o título da quarta divisão no ano passado, o América de Natal também acompanha com atenção o desenrolar dos fatos. O vice-presidente do Mecão, Vitor Rocha, admite que está aguardando uma posição oficial da CBF e que os clubes tentam se organizar informalmente, enquanto não há definição do Arbitral.

"É claro que procuramos conversar entre a gente. Temos um diálogo aberto, especialmente entre nós aqui do Nordeste. Surgem algumas ideias sobre fórmulas de disputa e coisas assim, mas ainda não temos uma proposta em mente. Isso acontecerá mais para frente, com certeza", falou Vitor Rocha, vice-presidente do América de Natal.

A Série C deve permanecer com o mesmo formato de 2022. Com a primeira fase em turno único, todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas. Alguns clubes jogam 10 partidas em casa, enquanto outros fazem 9 jogos em seus domínios.


Os quatro times que somarem menos pontos são rebaixados e os oito melhores posicionados avançam para o quadrangular. A segunda fase conta turno e returno, as equipes classificadas são divididas em dois grupos, cada um com quatro times, e jogam seis partidas. Os dois clubes que somarem mais pontos em cada grupo garantem o acesso. O líder de cada grupo do quadrangular garante vaga na final, que será disputada em dois jogos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações