Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Alex Mineiro teve poucas chances no Cruzeiro
Alexander Pereira Cardoso, mais conhecido como Alex Mineiro, nasceu em Belo Horizonte, no dia 15 de março de 1975, e se tornou um dos grandes ídolos da história do Atlético Paranaense, que na época ainda não tinha o h. Mas além disso, o jogador teve passagens por outros grandes clubes do futebol brasileiro, fazendo parte de elencos campeões, como no Cruzeiro, em 1997 e em 2000, apesar de poucas chances na Raposa.
O jogador começou sua carreira em 1995, atuando pelo América Mineiro. O atacante ficou duas temporadas no clube e chamou a atenção de grandes clubes do futebol brasileiro, mas resolveu continuar no estado, mundando apenas de clube: foi para o Cruzeiro.
Em 1997, chegou ao Cruzeiro, mas, ainda jovem, não conseguiu ter muitos espaços. Alex entrava em algumas partidas, porém não conseguia desempenhar o mesmo futebol das temporadas anteriores, e acabou sofrendo um pouco no clube para jogar alguns minutos.
Mesmo sem atuar, o jogador fez parte do elenco campeão do Campeonato Mineiro, atuando em alguns minutos. O atacante não conseguia se firmar e mal entrava nas partidas. Depois, ainda foi campeão da Libertadores, mesmo entrando em pouquíssimos minutos, mas estava no elenco.
No final da temporada acabou sendo emprestado e rodou por alguns clubes. O jogador teve passagens por Vitória, União Barbarense (que foi o melhor pequeno do Paulistão 1999, vindo da A2 no ano anterior) e Bahia. Retornando ao Cruzeiro para o segundo semestre de 2000, com mais experiência e rodagem.
Mas mesmo assim, não teve muito espaço, acabou ficando novamente no banco e entrando em poucos jogos no time semifinalista da Copa João Havelange. Isso incomodou muito o atleta, que resolveu deixar o clube no final do primeiro semestre daquele ano. Alex foi negociado com o Ceará, onde ficou apenas alguns meses.
Ainda em 2001, foi para o Atlético Paranaense, onde fez uma linda história, sendo campeão brasileiro e daquele ano e considerado por muitos o melhor jogador do certame. Alex Mineiro ainda defenderia Tigres do México, Atlético Mineiro, Kashima Antlers, Palmeiras, Grêmio e encerraria a carreira no Furacão em 2010.
0 comentários:
Postar um comentário