O início de Noureddine Naybet no Wydad Casablanca

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Naybet atuando pelo Wydad

A Seleção Marroquina de futebol recentemente fez história na Copa do Mundo, chegando as semifinais da competição e sendo a primeira africana a chegar em tal fase em todos os tempos na competição. Mas, o futebol marroquinho já revelou muita gente boa ao longo da história do futebol e recentemente esse trabalho ainda melhorou recentemente com uma academia de futebol criada no país. Um dos maiores jogadores da história do país completa 53 anos neste dia 10, o zagueirão Noureddine Naybet. 

Naybet surgiu no Wydad profissionalmente em 1989, atuando desde garoto no clube e subindo então para o time principal. Inicialmente um meia na base, foi deslocado para defesa e por lá se encontrou. Seu nível era muito alto para a base e rapidamente ao subir se tornou profissional e um dos destaques da equipe na campanha do título marroquino da temporada 1989/1990. Já nessa temporada começou sua trajetória na seleção nacional.

Os anos 1990 foram a era dourada do Wydad, que é um gigante do futebol africano e muito disso no início se devia as atuações defensivas sólidas de Naybet. Forte e ríspido, o defensor conseguia evitar gols adversários, mas sabia também apelar para jogadas mais duras quando preciso. A grande área era seu território e nela só entrava quem Naybet permitia. Foi bicampeão marroquino na temporada 1990/1991, mais uma vez sendo destaque do time.

Seu grande título com a camisa do Wydad veio em 1992, quando foi um dos destaques da equipe na conquista do primeiro título da Liga dos Campeões da África, vencido em uma final contra uma equipe do Sudão. A equipe finalmente igualava seus arquirrivais do Raja, que haviam conquistado a competição três anos antes. Aquele foi o maior título de Naybet com seu time de origem, ficando na história do clube.


Ainda permaneceu por mais uma temporadas, sendo mais uma vez campeão do Botola Pro, o campeonato local, antes de ser negociado com o futebol francês, passando a atuar na temporada seguinte pelo Nantes. Permaneceria por muitos anos no velho continente, se tornando ídolo do Sporting e do La Coruña, antes de pendurar as chuteiras em 2006, jogando pelo Tottenham Hotspur. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações