O início de Kevin Keegan no Scunthorpe United

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Keegan em frente ao estádio do Scunthorpe

Apesar das justas piadas com a sua seleção nacional, a Inglaterra já formou e segue formando muitos jogadores que fizeram história no futebol, esporte inventado exatamente pelos ingleses. Nos anos 1980, o futebol inglês viveu um momento dourado com seus clubes no continente europeu e muito disso se deve ao Liverpool que tinha um tal de Kevin Keegan, que completa 72 anos neste dia 14. Antes de virar ídolo nos Reds, Keegan teve um curioso (e bom) início no modesto Scunthorpe United. 

Nascido em Doncaster, Keegan começou a jogar futebol muito cedo pelas ruas da cidade e era um torcedor do Doncaster Rovers, time da cidade, em sua infância. Na sua época escolar, chegou a fazer testes no Conventry City, que decidiu não ficar com ele e também perdeu um teste no Doncaster por causa de informações desencontradas. Praticou diversos esportes na infância. Acabou encontrado pelo Scunthorpe devido a um jogo das famosas Sundays Leagues onde foi observado por um atleta do elenco e o treinador assinou com ele.

Os Irons jogavam na época a quarta divisão da Inglaterra e eram um dos poucos times profissionais dentro dela. Por lá, o garoto Keegan assinou seu primeiro contrato profissional aos 17 anos. Num clube com claros problemas devido a divisão que jogava, Keegan levava seus treinamentos muito a sério, mesmo que o time precisasse treinar num parque e com 5 x 5 para evitar lesões. O time também nem sempre tinha motoristas e Keegan, junto a outros jovens, dirigia o ônibus em viagens.

No Scunthorpe, Keegan era mais um meia-armador do que um atacante. Estreou diante do Peterborough e fez já em sua primeira temporada 33 jogos, marcando dois gols. Sua equipe ficou apenas na décima sexta colocação naquele biênio. No ano seguinte, atuou muito mais, estando nos 46 jogos da liga e ainda ajudando a equipe a chegar longe na Copa da Inglaterra, caindo apenas na quarta rodada. Sua última temporada no clube foi sua melhor até então, quando marcou 10 gols na liga. 


Seu bom futebol atraiu a atenção de Geoff Twentyman, olheiro do Liverpool, que na época contava com Bill Shankly como treinador. O clube fez uma oferta e o Scunthorpe aceitou, fazendo com que começasse uma das maiores histórias entre um jogador e um clube no futebol inglês, já que Keegan é considerado um dos maiores da história dos Reds. Pelo Scunthorpe, Keegan encerrou sua passagem com 22 gols em 141 jogos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações