Hugo de León e sua curta passagem pelo Botafogo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Hugo de León teve uma passagem apagada pelo Botafogo

Hugo Eduardo de León Rodríguez, mais conhecido como Hugo de León, nasceu em Rivera, no Uruguai, no dia 27 de fevereiro de 1958, e se transformou em um grande zagueiro. O jogador teve passagens por grandes times, e foi muito vitorioso em alguns deles. Ele fez sucesso no futebol brasileiro, principalmente na passagem pelo Grêmio. Já em 1991, o jogador defendeu o Botafogo, mas por pouco tempo.

Em 1975 começou sua carreira, quando chegou para atuar na base do Nacional, um dos grandes times do país. Dois anos depois subiu para a equipe profissional, e, após isso, sua carreira deslanchou e mostrou um grande potencial, tanto que chamava a atenção de todos.

O zagueiro tinha um grande posicionamento, sabia os ‘atalhos’ do campo, e sempre conseguia antecipar a ação do atacante. Mesmo jovem já demonstrava uma grande experiência, se tornando um pilar no sistema defensivo do Nacional.

Depois de um bom começo, o jogador foi contratado pelo Grêmio, onde conquistou grandes títulos e entrou para a história do time gaúcho. O zagueiro era um líder em todos os clubes que passou, uma grande importância no vestiário e mais ainda dentro de campo.

A sua passagem pelo Grêmio foi muito boa, e após alguns anos no clube, começou a rodar por outros clubes no Brasil, Corinthians e Santos, e chegou até a atuar no futebol espanhol. Depois de um tempo, voltou para o Nacional, mas não ficou por muito tempo, pois ele chegou em 1988, e em 89 já foi emprestado para o River. Em 90 voltou de empréstimo, mas não demorou muito para deixar o clube novamente.

Em 1991 voltou ao futebol Brasileiro, mas dessa vez para atuar no Botafogo, também por empréstimo. O jogador tinha a fama das outras passagens pelo país, pela excelente qualidade no Grêmio, depois no Santos e Corinthians. A diretoria alvinegra depositava muita confiança no zagueiro, mas acabou que durou muito pouco.


Hugo chegou a atuar em poucos jogos, e já estava na parte final de carreira, não tendo o mesmo físico dos anos anteriores. Infelizmente não conseguiu demonstrar toda sua categoria e acabou ficando por pouco tempo na equipe carioca.

Ainda em 1991, o jogador foi contratado pelo Toshiba SC, uma equipe do futebol japonês, que depois do profissionalismo mudou o nome para Hokkaido Consadole Sapporo. Dois anos depois retornou ao Nacional, para poder encerrar sua carreira, na equipe que o revelou para o mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações