Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Giuseppe Baresi fez fama no time rival do seu irmão Franco
Um dos grandes ídolos da história da Internazionale completa 65 hoje. Giuseppe Baresi, também conhecido como "Beppe", nasceu no dia 7 de fevereiro de 1958, em Travagliato, na Itália, e se tornou um excelente jogador, fazendo história em um dos principais clubes do mundo.
O jogador, que também já tinha familiares atletas, como seu irmão mais velho Franco Baresi, que tem uma belíssima história no Milan, foi uma das suas inspirações. Mas Giuseppe acabou preferindo seguir para o time rival, e conseguindo levar o nome da família para outro gigante.
Tudo começou em 1977, quando começou a atuar no profissional da equipe. Ainda não tinha muita experiência e por isso não se tornou titular rapidamente, teve que ir jogando aos poucos para pegar rodagem, e só após alguns testes começou a ser escalado na equipe principal como titular.
O futebol italiano sempre foi conhecido pela força física e tática, muitas vezes a força ganhou do talento no país, e isso foi priorizado vários vezes. Beppe tinha um corpo muito bom para atuar no campeonato nacional e tinha um ótimo entendimento de jogo, tanto que conseguia atuar em mais de uma função.
Beppe podia atuar como zagueiro, ala e lateral, sendo um jogador muito versátil. A inteligência dentro de campo era algo surreal, não precisava fazer muito esforço para recuperar a bola, pois sabia se posicionar muito bem, evitando correr muito para se desgastar.
Desde sua estreia, Beppe começou a ser convocado para as seleções de base, mas a partir de 1979 fazia parte da equipe principal, mas acabou ficando de fora da Copa do Mundo de 1982. O zagueiro chegou a fazer amistoso junto com seu irmão pela seleção, mas os dois não tiveram o prazer de jogar a principal competição do mundo juntos.
Em 1982, o seu irmão foi convocado para a Copa e Beppe foi deixado de fora, mas em 1986 isso foi ao contrário. Os dois eram grandes jogadores, mas, infelizmente , brigavam pela mesma vaga na parte defensiva. O seu irmão Franco chegou até ir em mais Copas, sendo convocado em 1990 e 94.
Beppe ficou 17 anos da sua carreira na Internazionale, se tornando um dos maiores ídolos do clube. O zagueiro versátil deixou um legado no clube, mostrou muito dentro e fora de campo.
Pelo clube, ele ganhou dois Campeonatos Italianos, uma Copa da UEFA, duas Copas da Itália e uma Supercopa da Itália. Além dos títulos, foram 559 jogos e 13 gols. Aos 34 anos, resolveu se transferir para o Modena, uma equipe que atuava nas divisões inferiores do país, ficou apenas dois anos ajudando o clube até se aposentar aos 36 anos.
0 comentários:
Postar um comentário