Sávio, o Anjo Loiro da Gávea

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Sávio foi um dos grandes ídolos do Flamengo nos anos 90

Sávio Bortolini Pimentel nasceu em Vila Velha, no Espírito Santo, no dia 9 de janeiro de 1974, e se tornou um grande jogador. Com passagens por grandes times, o meio-campista e ponta esquerda mostrou ter um grande potencial, até chegou a ser comparado com um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.

Aos 14 anos, chegou para atuar na categoria de base do Flamengo e de lá não saiu mais, até se tornar profissional e se tornar uma realidade no futebol brasileiro. O jogador chamou a atenção de todos com o seu jogo, começou a ser chamado como o ‘novo Zico’, o grande camisa 10 da história do Flamengo.

A mídia comprou a ideia e também se empolgou com o grande início do jogador nas categorias de base. Todos o viam como a grande promessa do país para os próximos anos e começou a ser tratado como uma joia. Toda essa pressão não atrapalhou o jovem jogador no seu desenvolvimento.

Aos 18 anos, em 1992, o jogador fez a sua estreia no profissional, mas não conseguiu se fixar na equipe. Sávio, atuou em poucas partidas, fez apenas três jogos durante aquela temporada. Todos sabiam que ele ia vingar, mas ainda precisava de mais experiência e ganhar um pouco mais de massa corporal, porque, assim como Zico, o jogador tinha um corpo franzino.

Mesmo sem atuar em muitos jogos, participou da campanha do título do Campeonato Brasileiro. Além deste troféu, venceu a Taça Brahma no mesmo ano. Em 1993, o jogador continuou atuando poucas vezes, mas estava em um processo melhor, chegou a atuar apenas oito vezes, mas marcou dois gols, assim como na temporada anterior.

Em 1994, o jogador conseguiu assumir a posição de titular e não saiu mais do time. Atuou praticamente em todas as partidas, sendo um dos principais jogadores da equipe na temporada. O Flamengo não venceu nenhum título, mas fez um bom ano e Sávio começou a ter as suas primeiras convocações para a Seleção, principalmente depois da Copa. Sávio fez 61 jogos e marcou 16 gols, ótimos números na temporada.

Em 1995, o Flamengo, comemorando seu centenário, contratou Romário, que fez a dupla de ataque com Sávio, que já era o pilar da equipe. O Rubro Negro até venceu a Taça Guanabara, mas perdeu o título do Carioca para o Fluminense, com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. No meio do ano, fez parte do elenco da Seleção Brasileira vice-campeã da Copa América.

Para o segundo semestre, o Flamengo trouxe Edmundo. O trio formou o que, antes de entrar em campo, o "melhor ataque do mundo". Porém, com a bola rolando, não funcionou. Treinado boa parte do tempo pelo jornalista Washington Luiz, o Apolinho, o Fla foi mal no Brasileirão e até chegou na final da Supercopa da Libertadores, perdendo o título para o Independiente.

Em 1996, o Flamengo negociou Edmundo com o Corinthians e Sávio, fazendo dupla com Romário, finalmente conquistou o Cariocão. No meio do ano, foi para os Jogos Olímpicos, onde chegou como titular, deixando só Ronaldo, Fenômeno, no banco, mas perdeu a posição na competição onde o Brasil foi medalha de bronze.

Mesmo com todos os acontecimentos, Sávio continuou mostrando seu futebol, não deixando a vaidade atrapalhar no seu futebol. O jogador foi o único que manteve o seu desempenho na parte da frente e, por isso, começou a chamar atenção de grandes equipes europeias.

Em 1997, o jogador manteve o nível e teve grandes momentos com Romário. Sávio estava vivendo o seu auge e seria difícil não receber boas propostas no final daquela temporada. Então, todos já estavam sabendo que ele não ficaria mais na equipe após aquela temporada, pois iria trilhar sua carreira na Europa.


Sávio , no meio da temporada brasileira e da janela de verão da Europa, acabou aceitando a proposta do Real Madrid, uma das maiores equipes do mundo. Depois de muitos anos rodando por outros clubes, Sávio voltou a equipe em 2006 para encerrar sua carreira. Conseguiu ainda ajudar a equipe a vencer a Copa do Brasil, mas já não tinha o mesmo rendimento do seu começo e, por isso, acabou encerrando sua carreira no final da temporada. Pelo clube Rubro-Negro foram 265 jogos e 95 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações