O Internacional campeão brasileiro de 1975

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Inter de 1975

O Internacional vive hoje um dos jejuns mais incômodos de títulos do Brasileirão. Recentemente, o colorado perdeu de maneira inacreditável o título de 2020 e segue desde 1979 sem ganhar a maior competição do país. Porém, para esse jejum existir, a história de títulos nacionais do Inter teve que começar em algum momento e ele ocorreu em 14 de dezembro de 1975, diante do Cruzeiro no Beira-Rio.

O Inter fez uma campanha inquestionável na maior parte da competição. Sob o comando de Rubens Minelli, o Inter foi líder de seu grupo na primeira fase, perdendo apenas um jogo, liderou também seu grupo na segunda fase e foi segundo na terceira fase atrás do Santa Cruz. Na semifinal, mandou o Fluminense para a casa em pleno Maracanã. Do outro lado, veio o Cruzeiro, que também fez uma campanha boa durante as classificatórias e enfrentou e eliminou o Santa Cruz nas semifinais.

Jogando em casa, o Inter foi para cima desde o início obrigando Raul a trabalhar. Chico Fraga assustou na primeira chance colorada e mesmo Lula foi perigoso num chute no meio do gol que foi meio traiçoeiro. Na primeira oportunidade cruzeirense, Manga parou Palinha. A Raposa também tentava atacar e Nelinho chegou a forçar Manga a fazer boa defesa num chute de fora da área. No primeiro tempo, as duas equipes atacavam bastante, mas pouco ofereciam perigo nas finalizações. 

Na etapa final, Falcão quase complicou nos primeiros minutos numa bola em que ele perdeu na intermediária. Porém, aos onze minutos do segundo tempo, Figueroa aproveitou cobrança de falta de Valdomiro e fez o primeiro gol do Inter, num tento que ficou marcado pela imagem do zagueiro chileno subindo num pedaço único de luz do sol no Beira Rio.


O Inter até teve chance de fazer mais, com Lula por exemplo perdendo um gol na pequena área. Ele também chegou a acertar um chute na trave. O lance mais perigoso do cruzeiro foi uma falta de Nelinho que Manga defendeu. No fim das contas, o Inter se defendeu bem e ganhou o título.

A conquista foi a primeira do Internacional no Brasileirão. Na época, o Colorado contava em seu elenco com jogadores espetaculares, como Falcão, Figueroa, Carpegiani e o bom goleiro Manga. O Colorado conquistaria ainda os títulos de 1976 e 1979, este último invicto, com o mesmo time base.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações