O brasileiro Catê e sua passagem pela Universidad Católica

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Catê durante sua passagem pela Universidad Católica

Marco Antônio Lemos Tozzi nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, no dia 7 de novembro de 1973, e surgiu como uma grande promessa na década de 90, mas acabou não se consolidando. O jogador passou por grandes clubes, atuando até fora do país e era conhecido como Catê, pois na sua infância seus amigos gritavam “Que categoria” quando ele driblava. Entre 1996 e 1997, ele jogou no Chile, defendendo a Universidad Católica

O atacante começou sua carreira no Guarany, uma equipe da sua cidade, mas ficou por pouco tempo. Em 1991, foi contratado pelo São Paulo, em uma época vitoriosa do clube com Telê Santana, mas só chegou ao clube em 1992. O atleta chegou muito jovem e como uma grande promessa.

No tricolor chegou a atuar como titular no começo, pois Telê estava usando uma equipe mista na Libertadores, quando enfrentou o Criciúma e depois de três meses o Flamengo. Mas o atacante acabou não se firmando no time titular e acabou virando um reserva de luxo, era praticamente o 13° jogador.

Com seu grande potencial, o jogador não estava feliz no banco de reservas e, por isso, acabou sendo emprestado para o Cruzeiro em 1994. Catê foi titular na equipe mineira e ajudou o time a ser campeão estadual e fez grandes atuações.

Catê ficou apenas um semestre no clube e depois retornou ao São Paulo, quando teve umas das principais fases da sua carreira. O jogador voltou a atuar como titular na equipe mista de Telê e foi protagonista na decisão da Copa Conmebol de 1994, quando fez três gols no jogo de ida contra o Peñarol, na vitória por 6 a 1.

O atleta atuou em vários jogos, mas não conseguiu ganhar a vaga como titular da equipe, por isso, decidiu novamente deixar o clube, foi atuar pela primeira vez fora do país. Catê foi contratado pela Universidad Católica, em 1996, e teve que se acostumar com o outro estilo.

Catê chegou para ser titular e se firmou na equipe titular rapidamente, fazendo grandes jogos e mostrando seu grande potencial. O atacante agradou muito a torcida e a diretoria, decidindo partidas importantes, ajudando o time na campanha do campeonato nacional.


A equipe conseguiu conquistar o título do Campeonato Chileno, o Apertura, mas acabou não ficando muito tempo no time. O jogador estava tendo um grande desempenho e acabou decidindo retornar ao futebol brasileiro, pois precisava ser mais visto.

Ele retornou ao futebol brasileiro, novamente para o São Paulo, mas ficou pouco tempo na equipe e logo depois foi atuar no futebol italiano. O jogador, infelizmente, teve um trágico acidente no dia 27 de dezembro de 2011, quando bateu de frente com um caminhão e acabou não resistindo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações